A .PT, entidade responsável pela gestão do domínio de topo português .pt, divulgou os dados estatísticos relacionados com os registos feitos durante 2021, salientando o crescimento de 11% quando comparado a 2019, o ano antes do início da pandemia de COVID-19. Ainda assim, o crescimento foi menor quando comparado com 2020 de 3,1%. O ano passado foi considerado um ano atípico no que diz respeito ao registo de domínios, muito devido ao crescimento do comércio eletrónico devido às medidas de isolamento.

Assim, foram contabilizados 136.921 novos registos .pt, representando um novo recorde anual, segundo a organização. Foi ainda referido que  o crescimento médio dos domínios de topo de código de país (ccTLD) a nível da Europa foi de 3,7% em relação ao ano anterior.

Fevereiro e março foram os meses que somaram mais registos e crescimento face ao ano anterior. Fevereiro cresceu 14,7% com 12.996 novos registos, e março um pouco mais, 19,4% para 13.797 novas entradas, baseados em dados do CENTR. A subida foi justificada pela obrigatoriedade de confinamento, incentivando as empresas e cidadãos a apostar na presença no digital.

Domínio .pt cresceu 11% no primeiro semestre de 2021 com 53.754 novos registos
Domínio .pt cresceu 11% no primeiro semestre de 2021 com 53.754 novos registos
Ver artigo

Os dados partilhados revelam também que mesmo no verão, altura por norma mais calmo em registos, manteve-se em linha com o mesmo período de 2020 e acima dos números pré-pandemia. Agosto foi o mês mais “fraco” com mais de 9 mil registos, enquanto julho, julho e setembro ultrapassaram os 10 mil registos do domínio .pt.

Em 2021, houve 39.315 domínios registados via Empresa na Hora, um número superior a 2020 em 1.857 registos. A iniciativa 3em1.pt atribui um domínio de topo a quem crie uma empresa, associação ou sucursal na hora. Este pacote inclui ainda ferramentas para desenvolver o website, alojamento e caixas de email.

No balanço feito no primeiro semestre de 2021, foram feitos 53.754 novos registos, o que representou mais 5.177 face ao mesmo período de 2020 e um crescimento de 11%. Nos dois meses marcados pelo segundo confinamento geral, foram contabilizados mais de 20 mil novos registos.

Luisa Ribeiro Lopes, Presidente do Conselho Diretivo do .PT., refere que 2021 seguiu a tendência de crescimento de 2020, quando comparado com dados do período anterior à pandemia. Salienta o desempenho positivo nos últimos dois anos, com recordes registados, “é resultado de um contexto particular que funcionou como um catalisador da digitalização na vida dos cidadãos e das empresas, de forma a contornar o impacto económico e social da crise sanitária, mas também do esforço que temos vindo a fazer para trazer cada vez mais pessoas para o ecossistema digital”.

A entidade de registo de domínios .pt diz participar ativamente no desenvolvimento das competências digitais, salientando o trabalho feito com a INCoDe.2030 e o EUSOUDIGITAL.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.