No passado dia 29 de Julho decorreu um leilão electrónico promovido pelo Ministério da Educação no âmbito do projecto Computadores, Redes e Internet nas Escolas, visando a compra de material informático para escolas do 2º e 3º ciclo do ensino básico e secundário.


O leilão envolveu uma verba total que ronda os 20 milhões de euros e registou 173 licitações, efectuadas por empresas convidadas com contratos em vigor na Direcção Geral do Património.


No final da licitação o ME poupou cerca de dois milhões de euros, 14 por cento face aos valores envolvidos no início do leilão.


No total foram adquiridos 22,4 mil computadores portáteis, 1096 videoprojectores e 1096 pontos de acesso wireless.


De acordo com a informação avançada pelo Portal das Compras Públicas, o leilão foi divido em cinco lotes para os computadores portáteis, agregados por Direcção Regional de Educação, e um lote para os pontos de acesso wi-fi.


A iwaytrade a empresa que gere Projecto Piloto das Compras Electrónicas no ME desde o início, refere que este leilão "apesar dos elevados montantes envolvidos nesta negociação, o procedimento para o leilão foi montado num curto espaço de tempo, reduzindo bastante custos administrativos e processuais por parte do Ministério e, demonstra que a tecnologia responde de forma eficiente aos processos aquisitivos da Administração Pública".


O Programa Nacional de Compras Electrónicas - coordenado pela UMIC - foi aprovado em Conselho de Ministros em Junho de 2003 e tem como objectivo a promoção do processo de aquisição pública assim como o incentivo à competitividade e produtividade junto dos agentes económicos.

Notícias Relacionadas:

2006-07-19 - -Governo electrónico transita para a Presidência do Conselho de Ministros
2005-01-12 - Compras electrónicas vão gerar poupanças de 250 milhões de euros em 2006

2004-07-01 - Leilão junta 4 Ministérios em processo de compras electrónicas transversal