A Anacom publicou o relatório sobre as competências digitais da população e empresas. Esta destaca a literacia digital da população, assim como a intensidade digital das empresas em Portugal e na União Europeia, tendo como base o indicador da Comissão Europeia, Digital Skills Indicator 2.0 relativo a 2023.

Neste caso, 29,9% da população portuguesa, com idades entre os 16 e 74 anos estava acima do nível básico das competências digitais. Já 26% apresentava o nível básico, 27,1% ficou abaixo do nível básico, 2,7% sem nível e por fim, 14,2% não utiliza internet. Estes indicadores colocam Portugal no 12º lugar do ranking da UE27, no que diz respeito à percentagem da população com literacia digital acima do nível básico, considerando a média europeia nos 27,3%.

Literacia Digital da População
Literacia Digital da População Literacia Digital da População Créditos: Anacom

O estudo destaca que Portugal diminuiu a percentagem de população que não utilizou internet nos três meses anteriores à realização do inquérito, ocupando agora o quarto lugar no ranking da União Europeia. Dos 17,7% da população que não utilizava internet em 2021, em 2023 passou para os 14,2%.

A Anacom diz que a razão para as pessoas não terem acesso ao serviço de internet nas suas casas tem a ver com a literacia digital. O estudo revela que 48,1% diz não saber utilizar, 15,5% apontam o custo elevado de acesso à internet e 8,4% do preço dos equipamentos.

Na avaliação das competências digitais da população de Portugal, a “Comunicação e colaboração” apontam a maior percentagem de 80,7%, seguindo-se a “Literacia de dados de informação” com 72,4%. A “Segurança” registou 56,1%, a “criação de conteúdos digitais” em 45,8% e por fim, a “Resolução de problemas” para 43,7%.

Portugal registou duas áreas de avaliação acima da média da União Europeia, nomeadamente mais 11% na “Segurança”, 3,8% na “Literacia de dados e informação”, mas também ficou abaixo da média na “Resolução de problemas” em menos 12,8%.

O estudo aponta que os residentes nas zonas urbanas têm mais literacia digital do que nas rurais. Área metropolitana de Lisboa e Algarve registam a maior percentagem de população com literacia acima do nível básico, com 66,5% e 56,7%, respetivamente. Já as mais baixas estão no Alentejo (47,8%) e Açores (49,3%).

Os níveis de literacia foram superiores nos mais jovens até 34 anos, com maiores níveis de escolaridade. Já na população acima dos 65 anos, que englobam reformados e com menores níveis de escolaridade, a literacia é inferior. A Anacom aponta que existem uma disparidade superior de literacia digital entre os grupos sociodemográficos em Portugal face à média da União Europeia.

Intensidade Digital das Empresas
Intensidade Digital das Empresas Intensidade Digital das Empresas Créditos: Anacom

Na análise às empresas, em 2024, as portuguesas com 10 ou mais pessoas ao serviço, registaram um nível “muito alto” na intensidade digital. 30,2% registaram nível “alto”, 36,7% nível “baixo” e 25,2% em nível “muito baixo”, assente no Digital Intensity Index v4 da Comissão Europeia. Neste ranking, Portugal ficou em 10ª posição.

Quanto maior a dimensão da empresa, mais elevado é o índice de intensidade digital. O nível “muito alto” foi atingido por 40,5% das grandes empresas e apenas 5,5% nas pequenas empresas. Os sectores de informação e comunicação, assim como Eletricidade e Água foram os que registaram índices mais elevados. Já a Construção, Alojamento e Restauração e Indústrias transformadoras foram as que registaram um índice inferior.