O tema da crise domina a actualidade mas para alguns negócios o ambiente é favorável e o tempo é de crescimento e reforço de investimentos. Um número crescente de utilizadores de Internet tira hoje partido da plataforma, não só para trabalho e lazer mas também para fazer compras, vender produtos e pesquisar preços. Há muito que os sites de classificadas, ligados por exemplo ao sector automóvel ou da construção, ocuparam um lugar interessante como alternativa às visitas aos stands ou às imobiliárias. Mas para além desse universo há mais serviços a crescer, reflectindo novos hábitos (ou necessidades) dos portugueses.



Um exemplo é o do leiloes.net, plataforma nacional desenvolvida pela empresa FixeAds. Em 2010 foram vendidos através da plataforma 434 mil produtos, número que representou um crescimento de 80 por cento. Para 2011 a expectativa conservadora de Miguel Mascarenhas, fundador e CEO da FixeAds, é que o negócio duplique, face aos valores atingidos em 2010.



"Verificamos de dia para dia que existe um aumento no número de produtos, no número de clientes, no número e valor monetário das transacções realizadas", confirma o responsável, que também reconhece uma alteração nos produtos mais transaccionados.



"A roupa está a tomar o lugar de destaque que no passado pertencia a produtos de carácter mais tecnológico, como telemóveis e consolas de jogos", refere sublinhando a boa aceitação que começa a ter a venda de roupa usada em plataformas como o leiloes.net.



Como refere Sofia Galvão do miau.pt, o mais antigo portal português de leilões, "as pessoas vão percebendo e aceitando que uma compra online tem de ser encarada como uma compra no comércio tradicional e que, em ambos os casos, convém ter alguns cuidados especiais".



Mecanismos de segurança mais apurados têm contribuído para levar mais utilizadores para as lojas online. Mas não só. Avanços significativos ao nível da qualidade do serviço, seja no que se refere aos prazos de entrega dos produtos, ou dos serviços pós-venda, também foram conquistas importantes para ganhar mais massa crítica, como faz notar François Azevedo do Izideal, um serviço comparador de preços alimentado por 1.400 lojas com 3 mil categorias de produtos e mais de 7,5 milhões de ofertas.



Preços atractivos chamam clientes



Os preços mais apelativos são, claro, outro atractivo das lojas online, potenciado pelos comparadores de preços, ou mesmo pelo trabalho pró-activo dos consumidores na pesquisa das melhores ofertas para as suas necessidades.



"Os pure players online têm custos de estrutura muito inferiores às lojas tradicionais. Atingem muito mais clientes pois estes podem visitá-los de qualquer ponto do país - e do mundo - por Internet", recorda François Azevedo, para justificar a fórmula que permite chegar a volumes de vendas grandes o suficiente para assegurar descontos muitas vezes mais interessantes que os conseguidos nas lojas tradicionais.



Os comparadores ajudam a revelar as diferenças de características e preços nos milhares de ofertas espelhadas nas várias lojas, que muitas vezes são significativas.



No KuantoKusta, outro comparador de preços, o televisor LCD mais procurado tem um preço mínimo de 485 euros e um preço máximo de 648 euros, relata Pedro Pimenta, responsável de comunicação da plataforma.



Os responsáveis deste site também atestam a procura crescente dos serviços online para comparar e comprar e têm agido para dar ainda mais expressão a essa tendência, online e offline.



Sem números relativos a todas as lojas ligadas ao site, o KuantoKusta consegue mesmo assim identificar uma tendência de crescimento das vendas online geradas através do seu site em 25 por cento no ano passado, impulsionada até por áreas pouco comuns no passado recente do comércio electrónico em Portugal.



Um exemplo citado é o dos electrodomésticos, cuja procura de informação no comparador de preços aumentou 125 por cento entre 2009 e 2010, um interesse que gerou reacções nos lojistas.



"Em 2009 tínhamos apenas algumas lojas que estavam presentes neste mercado. No final de 2010 até lojas tradicionalmente especializadas em informática ocupam este novo mercado", explica Pedro Pimenta.



Anunciar offline para levar clientes para o online



Aproveitando o despertar dos consumidores para a possibilidade de encontrarem melhores preços online, o KuantoKusta é uma das plataformas que decidiu sair do mundo virtual para se mostrar no mundo físico, tentando com isso angariar novos clientes e trabalhar o reconhecimento da marca.



No final de 2010 a marca começou a mostrar-se em outdoors e este ano pretende continuar a estratégia de divulgação junto de novos públicos. Entre campanhas offline e online o investimento em marketing para 2011 foi multiplicado por cinco. Os primeiros resultados são positivos, assegura Pedro Pimenta.



O leiloes.net usa a mesma receita também desde finais do ano passado, misturando as campanhas online com acções offline, através de outdoors e imprensa. No orçamento para 2011 a empresa também conta com verbas dirigidas a iniciativas mais genéricas, que ajudem a esclarecer o consumidor.



"Pretendemos realizar algumas acções de comunicação de carácter mais generalista para informar e esclarecer os nossos potenciais clientes sobre este negócio, vantagens, potencial e boas práticas e dar a entender a lojas e negócios que podem facilmente estender o mercado, com o canal de vendas que é a Internet.



Há mais de 10 anos no mercado, o miau.pt olha para as apostas de marketing dos novos concorrentes como naturais. "Num mercado com enorme concorrência, as novas marcas estão a explorar todos os meios para captar os utilizadores. Essencialmente são projectos que têm de ter uma massa crítica considerável associada para garantir uma rentabilidade", defende Sofia Galvão. Contudo, é de sublinhar que o miau.pt usa o mesmo género de recursos e combina as campanhas online com uma presença diária no Público, mostrando as suas melhores ofertas na área de classificados.



O Izideal segue uma estratégia diferente e mantém-se fiel aos meios online para onde canaliza todos os esforços de promoção, por considerar que é fácil chegar aos comparadores de preços nos motores de busca e também por acreditar que quem usa estas ferramentas são na maior parte dos casos compradores online com conhecimentos avançados no que se refere à pesquisa, comparação de preços ou lojas online. Diversificar investimento na divulgação da marca passa para o Izideal, este ano, mais pela aposta nas redes sociais.


Quem é quem?



Izideal

Lançado em 2005, o Izideal conta actualmente com uma média de 550 mil utilizadores por mês. Permite a comparação de preços e defende que a participação dos consumidores é essencial para classificar a oferta disponível, que conta com mais de 50 mil comentários e avaliações a lojas e produtos.
Este ano pretende investir 1 por cento do volume de negócios na divulgação em redes sociais. Está disponível em vários países e a crescer.



KuantoKusta

Com uma equipa actual de 10 pessoas o KuantoKusta - disponível desde 2005 - planeia este ano reforçar as equipas comerciais e técnicas, para fazer face ao crescimento do mercado em Portugal e Espanha. Em 2010 o site registou uma média de 465 mil utilizadores por mês. A maior audiência registou-se em Dezembro com 600 mil utilizadores. Além de Portugal e Espanha está disponível em França e no Brasil

Leiloes.net

Com 2,8 milhões de visitantes por mês, dos quais 1,37 milhões são visitantes únicos, o leiloes.net, pertence à FixeAds, empresa portuguesa que também desenvolveu o standvirtual.com e o coisas.com. O site conta actualmente com 10 colaboradores e tem suporte técnico de uma equipa com nove elementos que assegura as mesmas funções para os outros dois sites do grupo. Para 2011 o objectivo é facturar em todo o grupo 3 milhões de euros, contra os 1,5 milhões conseguidos em 2010.



Miau.pt

Chegou à Internet em Novembro de 2000 o site de negócios online lançado pelo grupo Sonaecom, onde se mantém actualmente. Em Fevereiro último atingiu a marca dos 9,5 milhões de negócios suportados desde o lançamento. Tem uma comunidade de mais de 250 mil membros, de acordo com os dados disponíveis e soma cerca de 800 mil visitantes mensais.

Cristina A. Ferreira

Nota de redacção: O TeK contactou mais empresas nas áreas de negócios referidas mas só as citadas tiveram disponibilidade para responder.