A Noesis apresentou um chatbot, baseado em inteligência artificial generativa, desenhado para acompanhar a experiência de compra do utilizador em lojas de comércio eletrónico. O Dave interage em linguagem natural, à semelhança do que acontece com outras aplicações do género, como o ChatGPT. Foi desenhado para conseguir relacionar os interesses do consumidor com as informações dos produtos de um retalhista, adaptar a oferta àquilo que o cliente procura e conduzir a compra.
A tecnológica portuguesa diz que o assistente consegue completar todo o processo de compra, sem que o cliente tenha de pesquisar por produtos, adicioná-los ao carrinho ou preencher formulários de checkout, por exemplo. Todos estes passos podem ser realizados apenas através da interação com o Dave, fazendo perguntas e respondendo às questões que o assistente vai também colocando.
A Noesis explica que passa a bastar ao utilizador entrar num site e indicar ao assistente: “preciso de uns ténis da marca X, tamanho Y, com esta cor e características”. O assistente vai fazer a pesquisa de produtos com aquelas características e mostrar as opções que encontrou, que podem ser ajustadas as vezes que forem necessárias, sempre a partir do mesmo tipo de interação.
“A ambição da Noesis é que o Dave desempenhe o papel de um personal shopping assistant e revolucione o processo de compra online”, sublinha Luís Gonçalves, Data Analytics & AI Director na Noesis.
“O potencial da IA generativa é enorme ao nível da sua capacidade analítica, preditiva e de interação com o utilizador. Com esta solução pretendeu-se potenciar essa capacidade e dar-lhe uma utilização prática”, acrescenta o responsável.
O Dave é um desenvolvimento da área de Data Analytics & AI da Noesis. A empresa explica que tem por base uma arquitetura RAG (Retrieval Augmented Generation), que combina técnicas de recuperação de informação com as capacidades de processamento de linguagem natural de um LLM (large-language model).
O modelo de linguagem usado é a versão 3.5 turbo do GPT da OpenAI que “em tandem com o LangChain permitiu a criação de fluxos de conversa complexos baseados em arquiteturas de agentes”. Esta combinação possibilita tarefas como as pesquisas em bases de dados, perguntas ao utilizador para obtenção de mais informação, lookups na própria conversa, entre outras.
A Noesis explica ainda que para permitir a interação entre o backend e o frontend desenvolvido em OutSystems foi criado um RESTful API em Flask, numa solução que demorou quatro semanas a desenvolver. A implementação em clientes poderá ser mais demorada, dependendo da complexidade do projeto.
A Noesis está no mercado há mais de 25 anos. É uma empresa de origem portuguesa, comprada em 2019 pelo grupo espanhol Altia, e mantém presença em sete países. Tem mais de 1000 colaboradores e atua em áreas como IT Ops & Infrastructure, Cloud & Security, Enterprise Solutions, Low-Code Solutions, Data Analytics & AI, DevOps & Automation, Quality Management, Enterprise Application Integration e Professional Services.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários