A Ucrânia retomou a Ilha das Serpentes, localizada no Mar Negro, sendo um ponto estratégico para a circulação dos navios de mercadorias. Os combates foram intensos e se de um lado a Ucrânia reclama vitória pela retoma do território, a Rússia disse que a sua missão estava concluída e que saiu da ilha num gesto de boa-vontade para evitar uma crise de alimentos.

O certo é que a região, segundo se pode ver em imagens de satélite fornecidas pela Maxar, mostram uma região fustigada pela guerra, pelos ataques de mísseis lançados pela Ucrânia para repelir o exército russo. A destruição dos edifícios e as nuvens de fumo sobressaem-se nas imagens.

Veja na galeria as imagens de satélite da Ilha das Serpentes e a destruição das cidades ucranianas durante a invasão russa:

As duas primeiras imagens da ilha são desta quinta-feira, dia 30 de junho, revelando ainda zonas assinaladas a castanho que representam campos de cultivo que foram queimados, segundo a Maxar. São também salientados os bairros de edifícios no centro da ilha destruídos pelos bombardeamentos. Também nas zonas costeiras é possível ver o fumo dos edifícios nos portos da ilha.  Outras imagens da ilha revelam a constante destruição na região desde o início da invasão à Ucrânia.

De salientar que as forças ucranianas foram resistindo à invasão russa, tendo repelido dois ataques, mas acabaram por se render por falta de munições. O Governo ucraniano disse que os ataques russos destruíram a infraestrutura da ilha, incluindo os faróis, as torres e antenas, como se podem ver nas fotos.

A Ilha das Serpentes, conhecida como Zmiinyi Island, situa-se no Mar Negro e está a 48 quilómetros a sul da Ucrânia continental e a quase 300 quilómetros da Crimeia, o território ucraniano que a Rússia anexou em 2014.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.