A mais recente edição do relatório European Tech Insights, elaborado pelo Center for the Governance of Change da Universidade IE, em Espanha, revela que 51,5% dos europeus acreditam que a desinformação deveria ser tornada ilegal, com a publicação de noticias falas nas redes sociais a ser sancionada pelos governos.

Os dados dão a conhecer que, deste conjunto, o Reino Unido (62,8%), Espanha (60,4%) e Alemanha (58,3%) são os países que mais apoiam esta medida. Por outro lado, a Roménia e a Itália são os únicos países inquiridos que não concordam com esta ideia.

Clique nas imagens para mais detalhes 

A desinformação é vista por 42,3% dos europeus como o principal problema associado às redes sociais. Por outro lado, os inquiridos na faixa etária entre os 18 e os 24 anos, sobretudo em países como Alemanha, Suécia e Reino Unido, apresentam mais preocupações relativamente ao discurso de ódio e extremismo (38,7%) do que com a desinformação (31,3%) neste contexto.

Com a guerra na Ucrânia a marcar a atualidade, 42,2% dos europeus afirmam já foram vítimas de notícias falsas sobre o conflito. As gerações mais novas sentem-se mais vulneráveis a este fenómeno, com 52,3% dos inquiridos com idades inferiores a 35 anos a indicarem que já foram expostas a fake news acerca da guerra na Ucrânia.

Como não amplificar fake news sobre a guerra na Ucrânia: Pensar duas vezes antes de partilhar
Como não amplificar fake news sobre a guerra na Ucrânia: Pensar duas vezes antes de partilhar
Ver artigo

A desinformação não é a única preocupação dos participantes do estudo. O atual clima geopolítico aumentou os receios relativamente a ciberataques e 67,3% estão preocupados com a possibilidade de as infraestruturas críticas dos seus países serem afetadas por ataques informáticos, sobretudo entre os inquiridos vindos do leste da Europa.

Mesmo assim, o uso de tecnologia por parte de governos é visto por 64% dos inquiridos como uma das chaves para fortalecer a democracia. Por um lado, a Roménia (83,7%), a Estónia (83,5%) e a Polónia (82,7%) são os países que mais concordam com esta ideia. Por outro lado, o Reino Unido (42,2%) e Espanha (43,7%) são os que menos acreditam nela.

Segundo o relatório, 56,4% dos europeus creem que a tecnologia melhorou a forma como participam no processo democrático. Os mais jovens são quem suporta a ideia em comparação com as faixas etárias mais velhas (64,5% versus 48,7%).

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.