Teve meses em que foi visitado por mais de 55 por cento dos internautas portugueses e outros em que cada utilizador navegou por 79 páginas. Estes são alguns dos dados que a Marktest reúne numa altura em que o YouTube comemora cinco anos de existência, e depois de ter atraído aos seus conteúdos online perto de dois milhões de portugueses no mês de Março.

Criado em Abril de 2005, o YouTube é acompanhado pela Marktest desde Fevereiro de 2006, e é a partir dessa data que a empresa mostra alguns dos momentos mais importantes do percurso português do popular serviço de vídeos.

Em termos de número de utilizadores únicos, os dados disponíveis mostram um crescimento muito acentuado até meados de 2008, altura em que se regista uma quebra nos acessos, que se mantêm oscilantes até Agosto de 2009. Depois dessa data há novo fôlego. A tendência geral é de crescimento, com os valores a passarem de 8,2 por cento de internautas em Fevereiro de 2006 para os 48,1 por cento em Março de 2010, ou seja perto de dois milhões de portugueses.

O valor máximo foi observado em Outubro de 2009, quando 55,7 por cento dos residentes no Continente com quatro e mais anos visitaram o YouTube a partir de suas casas.

O número médio de páginas consultadas por utilizador registou uma tendência de forte crescimento até Maio de 2008, mês em que se observou um pico de 79 páginas por utilizador.

Depois dessa data os valores baixaram até Setembro de 2008, altura a partir da qual tende a estabilizar, embora com oscilações mensais. Os valores passam de seis páginas por utilizador em Fevereiro de 2006 para 55 em Março de 2010.

No tempo despendido, a tendência de crescimento tem vindo a acentuar-se. Se o acesso ao YouTube "roubava" 0,2 por cento do tempo total dedicado à Internet em Fevereiro de 2006, em Março de 2010 o valor situava-se nos 6,6 por cento. O recorde pertence a Junho passado, altura em que os internautas dedicaram 7,2 por cento do seu tempo de navegação ao serviço.

Deixando o "percurso histórico" de lado, os números relativos ao primeiro trimestre de 2010 mostram que foram mais de 2,8 milhões os portugueses acederam a www.youtube.com, ou seja, 68, 4 por cento do conjunto de internautas existentes em Portugal.

Os dados trimestrais mais recentes indicam ainda que estes internautas abriram 314 milhões de páginas, às quais dedicaram mais de seis milhões de horas, numa média de duas horas e 19 minutos por utilizador.