Já pensou no que faria se o impedissem de aceder às informações da sua empresa e lhe pedissem um resgate para recuperá-lo? O estudo “Riscos de Segurança em Empresas de TI 2016”, realizado pela Kaspersky Lab, mostra que não são muitos os que abririam “os cordões à bolsa” para que os cibercriminosos lhes devolvessem o que já era seu por direito.

O cryptomalware é um tipo de software malicioso que procura explorar o "calcanhar de Aquiles" das empresas e tem como propósito codificar as informações contidas numa rede e exigir avultadas quantias de dinheiro aos proprietários, para que possam recuperar o acesso a esses mesmos itens.

Uma das principais conclusões desta análise aponta que um único ataque deste género a uma PME causa, em média, prejuízos de 88 mil euros. Tendo em conta as dimensões do negócio, uma perda destas pode ser um golpe fatal.

O estudo mostra que 30% das PME comunicaram perdas significativas de dinheiro na sequência de ataques de cryptomalware.

Estes incidentes podem causar disrupções das operações das empresas afetadas, bem como originar fugas de informação ou mesmo prejudicar a reputação da entidade no mercado.

No entanto, a Kaspersky faz uma distinção entre as consequências diretas do ataque e aquelas que acontecem como um reflexo mais indireto.

O efeito direto do ataque informático é a perda de dinheiro, como seria de esperar. É a consequência mais imediata e tangível.

Além disso, estes ataques podem ainda dar azo ao roubo de informações, visto que os hackers têm acesso à rede. Neste âmbito, a perda de informações pode, por exemplo, ser facilitada por sistemas de backup desatualizados e palavras-passe e sistemas de proteção informática fracos. Por último, o pagamento do resgate pode não garantir a recuperação das informações. O melhor, aconselha a Kaspersky Lab, é mesmo as PME adotarem medidas que minimizem a probabilidade de sofrerem um ataque deste tipo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.