
O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) e o Comité Bioético de Espanha estão a preparar um novo parecer acerca do impacto da dependência digital na saúde dos mais novos.
Em comunicado é detalhado que que a iniciativa começou a ser desenvolvida em janeiro, atendendo à crescente preocupação sobre os efeitos da exposição das gerações mais novas a ecrãs e às redes sociais, "enquadrado por um debate global, intensificado por estudos, séries e casos mediáticos que alertam para os riscos associados para a saúde e bem-estar dos mais jovens".
O CNECV lembra que, em Espanha, o governo aprovou um projeto de lei para aumentar a idade mínima de acesso às redes sociais para 16 anos, que está agora em fase de tramitação parlamentar. Já em Portugal, o "parecer conjunto contribuirá para uma reflexão aprofundada sobre o tema", que pode apoiar futuros debates, assim como eventuais decisões legislativas e estratégias que promovam o uso responsável e saudável da tecnologia.
O parecer, intitulado “Perspetivas éticas sobre o impacto da dependência digital na saúde de crianças e jovens”, está em desenvolvimento e terá como objetivo analisar os riscos associados à dependência digital, assim como "desafios éticos que emergem da relação cada vez mais precoce das crianças e jovens com a tecnologia", avança o CNECV.
Em destaque estarão questões como privacidade, autonomia, impactos cognitivos e emocionais, além do papel das políticas públicas e das famílias na mitigação dos riscos.
De acordo com a entidade, o parecer terá uma apresentação preliminar na próxima edição do National Ethics Councils (NEC) Forum, que decorrerá em Varsóvia, nos dias 26 e 27 de junho.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Sem hélices e silencioso: BlackBird é um eVTOL que pretende mudar as regras do jogo da aviação -
App do dia
The Great Sneeze: Aventuras e mistérios para desvendar numa galeria de arte virada do avesso -
Site do dia
Hurrayy mantém todos os aniversários organizados e prontos para comemorar -
How to TEK
Faça “mirror” do iPhone ou iPad diretamente no ecrã do computador
Comentários