
O novo relatório da Akamai sobre o estado da Internet mostra que no primeiro trimestre do ano a velocidade média de acesso à Internet não sofreu grandes alterações, mantendo-se nos 1,7 Mbps, mas há mudanças nas médias das velocidades máximas registadas, com uma surpreendente descida de 2 Mbps face ao ano passado.
Portugal está bem classificado no indicador da velocidade máxima, onde figura em oitavo lugar entre os países onde existe uma média mais elevada das velocidades máximas. A Coreia do Sul continua a liderar este ranking, com 33 Mbps, mas a Europa ganha 6 posições no top ten.
Os 16 mbps apontados no relatório como velocidade máxima média em Portugal garantem uma honrosa nona posição. A métrica usada pela empresa de serviços de Internet representa a média da velocidade máxima de ligação em todos os endereços IP registados numa região específica, e a Akamai defende que dá uma visão mais precisa e transparente da largura de banda de que os utilizadores podem usufruir.
[caption][/caption]
Entre as 100 cidades mais rápidas do mundo Portugal conseguiu também classificar-se, com Coimbra em 75º lugar e uma velocidade de 23 Mbps. Esta lista é dominada por cidades no Japão, com mais de metade das posições, Estados Unidos e Coreia do Sul.
[caption][/caption]
Na análise para o primeiro trimestre de 2010 a Akamai indica que, em termos médios, as velocidades nos dez países do top ten não tiveram alterações significativas, e que há 96 países onde a média de ligações à Internet permanece abaixo do 1 Mbps. Cinco países continuam ainda na idade das trevas, com velocidades abaixo dos 100 Kbps, e o pior classificado é Mayotte, uma pequena ilha no Oceano Índico, a norte do canal de Moçambique, onde o acesso à Internet é feito a uma velocidade média de 40 Kbps.
A empresa monitorizou nos primeiros três meses mais de 487 milhões de endereços IP únicos, de 233 países com ligação à sua rede, mais 7,2 % do que no último trimestre de 2009 e mais 16% do que no período homólogo, o que mostra um crescimento da penetração de Internet. A China e os Estados Unidos acumulam sozinhos quase 40% de todos os endereços IP monitorizados.
A Akamai analisou ainda a velocidade das ligações móveis e adianta que 83 dos 109 operadores monitorizados oferecem velocidades acima dos 2 Mbps, sendo que 33 ultrapassam os 5 Mbps e seis estão acima dos 10 Mbps. As ligações variam em média entre os 105 Kbps e os 7,2 Mbps.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Garmin Connect+ traz novas funcionalidades e aposta na IA para personalizar os treinos -
Site do dia
Transforme as suas apresentações e dê mais vida às ideias com a Napkin -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários