Portugal integra o grupo de países da União Europeia onde os serviços públicos online são mais fáceis de usar, de acordo com os resultados do eGov Benchmark 2010, divulgados esta segunda-feira.



O país regista um índice de 91 por cento na facilidade de uso dos serviços, acima dos 79 por cento da média europeia, refere-se no estudo, que aponta também Portugal como o Estado-membro mais avançado em sofisticação e disponibilidade de serviços públicos online.



A par de Malta e França, ambas com 100 por cento, Holanda (96) e Espanha (95), Portugal tem os melhores portais governamentais em termos de facilidade de uso, conveniência para o utilizador e agrupamento de serviços disponíveis, refere a Lusa.



Nos níveis de disponibilidade e sofisticação ocupa mesmo o primeiro ligar, tanto nos serviços públicos virtuais dirigidos a cidadãos como a empresas, no primeiro caso, partilhando a "medalha de ouro" com a Irlanda, Malta e Áustria, enquanto no segundo também a Itália, Malta, Áustria e Suécia apresentam níveis máximos de eficiência.



O estudo da Comissão Europeia destaca para Portugal "boas práticas" como a implementação do Cartão de Cidadão, a ferramenta Empresa Online, o serviço de declarações electrónicas de impostos e a página virtual da Segurança Social.



A experiência do utilizador, o eProcurement (compras electrónicas) e diversas soluções que facilitam o fornecimento dos serviços online, como a identificação electrónica, são campos apontados pela Comissão Europeia como tecnicamente evoluídos em Portugal.



Este é o nono estudo conduzido pela Comissão Europeia de avaliação do desempenho europeu em matéria de governação electrónica. O Plano Tecnológico implementado em Portugal levou a que o país subisse no ranking: em 2005, antes da entrada do programa, o país apresentava um nível de disponibilidade de 40 por cento e um nível de sofisticação de 68 por cento, nota a Lusa.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.