"Há um aumento substancial dos respondentes que têm um posicionamento neutro quanto à preocupação com a legitimidade de conteúdos online", pode ler-se nas conclusões do estudo Reuters Digital News Report.

De acordo com as respostas sobre a "preocupação com o que é real e falso na Internet", o número de inquiridos que se manifestou neutro quanto a esta temática subiu de 13,9% em 2021 para 22,0% em 2022.

A percentagem dos que disseram concordar com essa preocupação também diminuiu, de 75,9% para 70,7% entre os dois anos, e os que disseram discordar dessa preocupação passou de 10,2% para 7,3%.

Ainda assim, "a edição de 2022 do Reuters DNR revela que sete em cada 10 portugueses estão preocupados com o que é real ou falso na Internet", de acordo com as percentagens.

O estudo, com coordenação científica internacional do Instituto da Reuters para o Estudo do Jornalismo, e com coordenação do apoio à recolha em Portugal do OberCom - Observatório da Comunicação e autoria de Gustavo Cardoso, Miguel Paisana e Ana Pinto-Martinho, baseou-se em dados recolhidos entre 14 de janeiro e 10 de fevereiro, antes da invasão da Ucrânia pela Rússia.

"Cruzando a preocupação com a legitimidade de conteúdos online e a confiança nas notícias online, verifica-se que os portugueses que mais confiam em notícias estão tendencialmente mais preocupados com as falsidades", assinala o documento.

O estudo revela ainda que "os temas sobre os quais os portugueses mais encontram informação falsa ou parcialmente correta são a COVID-19 (42,2%), assuntos relacionados com política (34,4%) e produtos e serviços (22,1%)".

Os autores estabelecem ainda uma ligação entre a confiança nas notícias com a perceção sobre a existência de desinformação.

Assim, "mais de metade dos inquiridos que dizem não confiar em notícias (53,1%) encontraram conteúdos falsos ou parcialmente incorretos sobre a pandemia", ao passo que "apenas 39,4% dos que confiam em notícias em geral encontraram conteúdos falsos ou parcialmente incorretos".

O Reuters Digital News Report 2022, 11.º relatório anual do Reuters Institut for the Study of Journalism, foi feito a partir de inquéritos a mais de 90 mil utilizadores da Internet em 46 países, incluindo Portugal.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.