
Os portugueses são cada vez mais adeptos dos telemóveis e tablets como meios de consumo de artigos noticiosos. Ao longo dos últimos quatro anos, o número de portugueses com 15 anos ou mais que leem notícias nos dispositivos móveis tem aumentado significativamente.
Dados recolhidos pela Marktest, no âmbito do seu estudo anual Bareme Internet, mostram que hoje 41,7% dos portugueses leem notícias no telemóvel ou no tablet, um valor que se posiciona bastante acima dos 9,9% registados em 2012.
Estes números deixam clara a crescente adoção de dispositivos móveis no país, e, simultaneamente, evidenciam aquele que pode ser um novo paradigma de consumo de artigos jornalísticos e um possível afastamento da imprensa tradicional.
A leitura de notícias nestes aparelhos é um comportamento com bastante mais expressão nos jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos (76,1%), relativamente à faixa etária dos 64 anos ou mais (4,4%).
Por outro lado, através da “lente” das capacidades económico-financeiras, o hábito da leitura de notícias nos dispositivos móveis é mais significativo nos escalões mais elevados (75,5%). Contudo, este comportamento é apenas seguido por 11,7% dos indivíduos da faixa mais baixa.
É importante referir que o estudo da Marktest abrangeu uma amostra seis mil portugueses residentes em Portugal continental e com 15 anos ou mais, que têm acesso à internet.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
ColorSlurp: Não encontra a cor certa? Esta app dá uma ajuda nos projetos criativos -
Site do dia
Encontre o tipo de letra ideal para os seus projetos online com a Free Faces -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários