A plataforma online Portal da Queixa registou um aumento significativo do número de reclamações dirigidas aos serviços públicos que,  entre janeiro e maio de 2018, atingiu os 40% das queixas, comparativamente com o período homólogo.

A Segurança Social, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e o Centro Nacional de Pensões (CNP) ocupam os lugares do pódio na lista dos organismos públicos com mais reclamações recebidas na plataforma.

Portal da Queixa: Maior parte dos portugueses já fez uma reclamação
Portal da Queixa: Maior parte dos portugueses já fez uma reclamação
Ver artigo

Com cerca de 881 reclamações nesse período, cerca de 62% dos consumidores reclamam das falhas no atendimento da Segurança Social e na análise da situação, ao passo que 38% dos casos denunciam os atrasos significativos na entrega de subsídios e a falta de resposta por parte da entidade.

No segundo lugar da tabela, segue-se o SNS com cerca de 273 reclamações em que 52% se prendem com o mau atendimento e 45% com o mau serviço prestado nos hospitais ou centros de saúde. Segue-se na tabela o Centro Nacional de Pensões com um registo de 264 reclamações desde o início do ano.

Em relação ao mesmo período de 2017, a Câmara Municipal de Oeiras é a entidade pública que apresenta uma maior variação no número de reclamações (280%), seguindo-se o Instituto dos Registos e Notariado (IRN), o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.

O IMT, o Ministério da Educação e da Ciência e o IEFP apresentam-se como os organismos com maior taxa de resolução dos problemas, com as primeiras a resolverem 91% das queixas dos consumidores e o IEFP a chegar aos 15%.

Por sua vez, o SNS, para além de ser uma das entidades com maior número de reclamações, apenas resolveu sete das 273 registadas desde o início do ano.

Todas as reclamações registadas no Portal da Queixa em relação às autarquias de Lisboa e Vila Nova de Gaia tiveram uma resposta, colocando-as no topo das entidades que mais responderam aos consumidores, com uma taxa de 100% de resposta.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.