O problema terá resultado de um erro durante uma ação de manutenção de rotina e impediu utilizadores das plataformas sociais do grupo, um pouco por todo o mundo, de carregarem e e verem corretamente conteúdos multimédia. No Twitter foi o serviço de mensagens diretas que deixou de funcionar corretamente.

“Durante uma das nossas operações de manutenção de rotina desencadeamos um problema que criou dificuldades a algumas pessoas para carregarem ou enviarem fotos e vídeos”, detalhou um porta-voz da rede social à CNN.

O problema terá começado por volta das 13 horas (hora de Lisboa) e a empresa anunciou que estava tudo resolvido cerca de 12 horas mais tarde, já depois da meia-noite.

“Esta manhã algumas pessoas tiveram problemas a carregar e enviar imagens, vídeos e outros ficheiros nas nossas apps e plataformas. O problema já foi resolvido e estamos de volta a 100% para toda a gente. Pedimos desculpa por qualquer inconveniente”, referia uma mensagem no Twitter.

tek twitter facebook

Através do site Downdetector, que monitoriza o estado da Internet em sites muito populares, foi possível observar o impacto das falhas no serviço a nível global.

Os mapas produzidos pelo serviço mostram que a falha afetou sobretudo algumas regiões dos Estados Unidos, mas também na Europa houve zonas onde o impacto do problema foi mais significativo, como em Londres ou Paris. Em Portugal o problema também foi sentido. O mesmo mapa, mostra que a maior parte das situações foram registadas em Lisboa, mas a mancha amarela também é visível na região do Porto.

tek facebook mapa europa
tek mapa facebook geral

Cerca das 16 horas, a plataforma tinha já recebido mais de sete mil notificações de utilizadores sobre problemas na rede social, relata a Business Insider.

Este ano, o Facebook já sofreu vários problemas do género deste. Maio, Abril e Março foram meses em que os utilizadores das plataformas sociais também tiveram problemas em usar os serviços.

Na falha de maio terão sido afetadas mais de 13 mil pessoas, em abril foram 9 mil e em em relação a março não foram revelados números, mas o serviço funcionou com problemas durante várias horas, alegadamente devido alterações de configuração nos servidores. Este foi, aliás, considerado o maior apagão na história da rede social.