Numa declaração direcionada aos decisores europeus, Ecommerce Europe, a Eurocommerce, a Independent Retail e a portuguesa ACEPI chamam a atenção para a importância do debate em redor da legislação que está a ser pensada relativamente à publicidade direcionada.

Na mesa há várias propostas que contemplam as novas obrigações de transparência em matéria de publicidade online, com vários deputados do Parlamento Europeu a defenderam a introdução de restrições muito fortes ou mesmo a proibição da publicidade direcionada.

Embora as associações apoiem, no geral, uma maior transparência na publicidade online, defendem que a proibição por completo da publicidade direcionada conduziria a consequências negativas tanto para as empresas como para os consumidores, “pelo que não se justifica nem é desejável”.

Novas propostas da Comissão Europeia vão moldar funcionamento dos serviços de internet no futuro
Novas propostas da Comissão Europeia vão moldar funcionamento dos serviços de internet no futuro
Ver artigo

Adicionalmente, refere-se também que a Lei dos Serviços Digitais - Digital Services Act (DSA) em inglês - não é o instrumento adequado para regular a publicidade online. Para os signatários, a proibição proposta ou a restrição severa da publicidade específica, incluindo uma exigência de opt-in, vai além do objetivo e do âmbito da proposta do DSA, que “não se destina a rever as regras existentes em proteção de dados”.

A proibição por completo de publicidade direcionada teria consequências negativas de grande alcance para a competitividade das PME, e, por conseguinte, o efeito oposto ao argumentado em alguns casos, afirmam as associações.

Defende-se ainda que os anúncios online direcionados já estão regulados por outras legislações relevantes, assim como o fundamento jurídico necessário para o tratamento de dados pessoais, no mesmo contexto. “A DSA deve estar alinhada com a Diretiva RGPD e e-Privacy e não repetir as regras já existentes”.

Digital Markets Act vai "atropelar" as PME europeias
Digital Markets Act vai "atropelar" as PME europeias
Ver artigo

Em vez de acrescentar novas regras em matéria de publicidade online a outro ato legislativo já complexo, o foco deveria estar em assegurar que as regras existentes sejam corretamente executadas e aplicadas a nível dos Estados-membros, pode ler-se na declaração conjunta.

Para que os retalhistas europeus possam operar cada vez mais num âmbito transfronteiriço, Ecommerce Europe, Eurocommerce, Independent Retail e ACEPI consideram muito importante haver um mercado único “que funcione duma forma integrada” e que seja apoiado “por um quadro legislativo harmonizado e que dê garantias no futuro”.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.