Os simuladores de crédito disponibilizados através da Internet pela DECO somam, até à data, 37 mil consultas.

Os números foram avançados pela associação de defesa do consumidor num balanço relativo aos seis primeiros meses de funcionamento da linha SOS Crise, um atendimento telefónico criado com o objectivo de ajudar os portugueses com créditos a precaverem-se do sobreendividamento, que recebeu mais de três mil chamadas.

Com os cinco simuladores de crédito disponibilizados online pela DECO, os utilizadores podem saber qual o melhor banco para obter um crédito à habitação ou se compensa mudar de banco ou se é adequado juntar vários créditos num só.

Além do empréstimo da casa e do carro, os simuladores da DECO ajudam ainda a contabilizar todos os gastos de uma família, do supermercado às telecomunicações.

"O simulador mais visitado é o do crédito à habitação, que tem quase o dobro das consultas feitas ao simulador que ajuda a gerir o orçamento familiar", avança Rita Pinho Rodrigues, da linha SOS Crise, citada pela Lusa.

"Quase todos os consumidores que utilizam os simuladores visitam o do crédito à habitação", acrescenta a responsável, que justifica a situação com o elevado peso do crédito à habitação no orçamento dos portugueses.