A rede informática de gestão da bilhética dos elétricos da cidade californiana de São Francisco foi atacada por um hacker que fez o sistema "refém" com ransomware.
O ataque foi conduzido na passada sexta-feira, dia 25, mas os primeiros efeitos fizeram-se sentir durante o fim de semana quando os passageiros foram surpreendidos com mensagens de viagens gratuitas e de "fora de serviço" nas máquinas de venda automática de bilhetes.
Os computadores dos funcionários da Agência Municipal de Transportes de São Francisco (MUNI) também foram comprometidos e apresentaram a mensagem de resgate: "Foste hackeado, TODOS os dados foram encriptados. Contactem para obter a chave de desbloqueio (cryptom27@yandex.com) ID:681, Enter". A informação foi adiantada pelo porta-voz da MUNI, Paul Rose, ao San Francisco Examiner e avançou ainda que a agência está a trabalhar para "resolver a situação".
Ao The Verge, o hacker responsável pelo ataque afirmou que o software que infetou a rede "funciona de forma automática" e que o ataque não foi propositadamente direcionado à agência de transportes da cidade. Ainda assim, o hacker afirma que está à espera de ser contactado pela empresa municipal californiana para selar o acordo de resgate.
Os ataques com ransomware têm crescido nos últimos meses. A técnica passa por invadir um sistema, bloquear os dados e pedir um resgate pela chave de desbloqueio. De acordo com a Check Point, é a terceira ameaça mais prevalente a nível global.
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