
Segundo o estudo da NewsGuard, citado pela agência de notícias AFP, foram identificados 1.265 websites que se apresentam como meios de comunicação neutros, mas que na realidade, são apoiados por organizações partidárias ou governos como a Rússia ou o Irão.
"Os envolvidos na desinformação exploram a credibilidade dos meios de comunicação social de confiança para maximizar as hipóteses de as informações falsas serem amplamente divulgadas", alertou a organização NewsGuard.
A difusão de mentiras na internet contribui para a desconfiança do grande público em relação aos verdadeiros meios de comunicação social. Os sites de propaganda costumam usar autores reais, mas as ferramentas de inteligência artificial (IA) permitem-lhes agora produzir conteúdos difíceis de distinguir da informação real, de forma muita mais rápida e barata, revela a AFP.
Outras das técnicas utilizadas é atribuir informações falsas a meios de comunicação social reais, explorando a credibilidade dessas organizações, de forma a aumentar as hipóteses de que a falsa narrativa se espalhe amplamente e com aparente credibilidade.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Garmin Connect+ traz novas funcionalidades e aposta na IA para personalizar os treinos -
Site do dia
Transforme as suas apresentações e dê mais vida às ideias com a Napkin -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários