Sanford Wallace, que ficou conhecido como o Rei do Spam e Spamford, entregou-se ontem às autoridades dos EUA, onde se encontra indiciado pela prática de cinco crimes associados à violação de contas no Facebook para envio de spam.

Por essa via terá remetido qualquer coisa como 27 milhões de mensagens de correio eletrónico não solicitadas, avançam os meios de comunicação norte-americanos, que veicularam a notícia já ao final da noite de ontem.

Segundo as autoridades do país, o spammer terá comprometido cerca de 500 mil contas de utilizadores do Facebook, em três ataques à rede social, levados a cabo entre Novembro de 2008 e Março de 2009.

O Rei do Spam enfrenta agora três acusações de ter provocado danos intencionais em computadores protegidos e duas acusações por ter desobedecido às ordens do tribunal, arriscando uma pena que pode ir até 40 anos de prisão e multas no valor de mais de 2 milhões de dólares.

Na sequência de uma ação intentada em 2009, o spammer de 43 anos tinha sido condenado a pagar uma indemnização de 711 milhões de dólares ao Facebook e impedido de voltar a aceder ao serviço. Na altura o tribunal decidiu ainda fazer seguir o caso para ser tratado em sede de processo-crime.

Agora, para além do julgamento pelos expedientes usados para violar as contas de milhões de membros da rede social, as autoridades acusam Spamford de ter violado a ordem judicial e acedido ao Facebook em duas ocasiões, num dos casos mantendo durante várias semanas uma conta sob um nome falso.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico