Ficar em casa tem sido o conceito divulgado um pouco por todo o mundo, com Portugal a não ser exceção à regra, devido à nova epidemia que não tem deixado ninguém indiferente: o novo Coronavírus. Para incentivar os europeus a cumprirem com este apelo, o Armazém Criativo e a FES Agency, duas agências criativas do Porto, juntaram-se para lançar a plataforma online #stayathome, que permite que os utilizadores mostrem aos seus contactos mais próximos que estão em casa, motivando os seus amigos e familiares a fazerem o mesmo.

Com o isolamento social a ser aconselhado nestes últimos dias, a iniciativa pretende assim chamar a atenção da população menos informada sobre a importância de ficar em casa, como forma de lutar contra o vírus. Como? Quanto mais pessoas mostrarem que estão em casa, mais motivadas espera-se que as outras pessoas fiquem também.

tech4COVID19: As tecnológicas portuguesas estão unidas para criar soluções tecnológicas contra a COVID-19
tech4COVID19: As tecnológicas portuguesas estão unidas para criar soluções tecnológicas contra a COVID-19
Ver artigo

O site aposta em duas grandes vertentes, sendo a ligação emocional uma delas, neste caso entre familiares e amigos, que, por solidariedade e cuidado para com o outro, vão entender a mensagem e atender ao desafio. Por outro lado, espera-se chegar a um grande número de pessoas através das redes sociais.

Em comunicado, Liliana Castro, CEO da FES Agency, explica que se pretende chegar às pessoas de uma forma simples, com as redes sociais a serem utilizadas como um veículo de propagação de mensagens. "Se todos fizermos a nossa parte, mais rapidamente conseguiremos ultrapassar este momento - parte da solução pode ser a comunicação”, afirma.

#stayhome
#stayhome

Garantindo que, enquanto agência, pretende ser uma fonte de criatividade e não de contágio, os sócios fundadores do Armazém Criativo garantem que também eles próprios decidiram isolar-se voluntariamente em casa desde o início da declaração de pandemia, por compreender a gravidade da situação. Agora esperam que "o maior número de pessoas entenda também isto o mais rapidamente possível e #stayathome por si e por toda a comunidade".

Numa altura em que o Governo tem promovido a utilização de serviços online para evitar o contacto durante esta epidemia e no dia em que o Conselho de Estado debate o possível estado de emergência, muitos portugueses optam por ficar em casa. Face estes tempos invulgares, muitas empresas tecnológicas têm apostado, de forma solidária, em ofertas e promoções de vários serviços, de forma a ajudar a repor um pouco da "normalidade" para quem decide não sair de casa.