A partir de Abril, a Streamcast Networks - ex-MusicCity - vai introduzir no seu serviço online de partilha de ficheiros Morpheus uma tecnologia anti-pirataria designada CintoA que permite que uma música transferida através desse sistema para um computador pessoal depois de um utilizador a ter ouvido durante um determinado número de vezes.



Este é o primeiro passo tomado pela empresa para proteger os artistas de downloads ilegais das suas músicas que são transferidas no Morpheus, do qual foi disponibilizada recentemente uma nova versão do software-cliente que emprega a tecnologia e rede P2P - Peer-to-Peer - Gnutella. Contudo, esta medida só irá ser aplicada aos artistas afiliados ao serviço online.



Inundada de processos judiciais, a Streamcast visa desta forma tornar-se um dos principais centro de promoção de músicos menos conhecidos e sem contrato com companhias discográficas. Os utilizadores vão poder reproduzir as faixas mas serão obrigados, mais tarde ou mais cedo, a adquiri-las.



"Pela primeira vez, artistas, editoras de música, empresas discográficas e associações de defesa dos direitos sobre as canções poderão tirar vantagem da tecnologia, em vez de ser a tecnologia a tirar partido deles", afirma a empresa na página de entrada do site do Morpheus.



A pirataria generalizada de obras intelectuais protegidas pelos direitos de autor na Internet tornou-se num dos principais problemas das produtoras de software e de conteúdos de media. As empresas têm vindo agressivamente a tentar acabar com este tipo de actividade, visando obrigar serviços online como o Napster a impedir os seus utilizadores de trocarem material ilegal.



Mas a Streamcast afirma que vai convidar os artistas para que disponibilizem faixas aos utilizadores do Morpheus. "À medida que formos implantando esta nova forma de distribuir conteúdos através da Internet, irá descobrir como é fácil fazer chegar a sua música a milhões de pessoas sem vender a sua alma ao banco", afirma o site, no sentido de tentar atrair artistas a participarem.



No que se refere ao resto do serviço, os utilizadores vão poder continuar a trocar uma variedade de materiais protegidos pelos direitos de autor que estão já a circular pela rede, de cópias digitais dos livros de Harry Potter ao mais recente álbum da banda britânica Chemical Brothers.



Notícias Relacionadas:

2002-03-04 - Streamcast lança nova versão do Morpheus baseada na rede Gnutella

2002-03-01 - Problema técnico com Morpheus gera onda de downloads do software

2001-12-28 - Tribunais não impedem que novas versões de programas de partilha de ficheiros proliferem
2001-06-29 - Napster não convence subscritores com o novo software de filtragem

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.