A Sun Microsystems afirmou recentemente que pretende juntar-se à Web Services Interoperability Organization (WS-I), um consórcio de empresas que visa tornar os novos serviços Web compatíveis entre si e que foi criada em Fevereiro deste ano.



Este passo constitui uma alteração da posição anterior da companhia de que apenas iria fazer parte do grupo industrial enquanto membro do conselho de direcção, de forma a estar em pé de igualdade com a IBM e a Microsoft, membros fundadores do consórcio e rivais da Sun. Outros membros do conselho de direcção são a BEA Systems, a Hewlett-Packard, Oracle e Intel.



A Sun concordou em juntar-se sob o estatuto de membro contribuinte, uma posição de nível inferior ao de membro do conselho de direcção, para poder ser elegível a uma posição na direcção, a qual a WS-I concordou recentemente em alargar com dois novos lugares para o próximo ano.



A decisão de aumentar o número de membros da direcção constitui uma resposta à Sun e a outras produtoras de software que têm vindo a pressionar para obter posições no conselho de direcção. A IBM, encorajando a participação da Sun no consórcio, propôs o alargamento na Primavera passada. A linguagem Java da Sun é uma base bastante popular para serviços Web.



O anúncio da companhia surge numa altura em que está a ocorrer uma luta de poder entre as três empresas para a tomada de controlo do grupo e a direcção geral dos serviços Web. As companhias do sector têm promovido esta tecnologia como o futuro do software, permitindo que as empresas desenvolvam mais facilmente software que possa interagir através da Internet.



Para além da Sun, mais de uma dezena de empresas já exprimiram o seu interesse em pertencer ao conselho de direcção. É o caso da Ariba, Cisco Systems, KPMG International, Novell, Reuters e VeriSign. Prevê-se que os dois novos directores sejam eleitos pelo WS-I em Março.


Notícias Relacionadas:

2002-08-09 - BEA, Microsoft e IBM prestes a revelar novas especificações para serviços Web

2002-02-06 - Empresas criam consórcio para desenvolvimento de tecnologia para serviços Web

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.