O serviço digital de transportes tem vindo “a apertar o cerco” aos condutores cujos comportamentos não se coadunem com as normas da empresa.

Agora, é a vez de os passageiros levarem um “raspanete”. Apesar de reconhecer que a maior parte respeita os condutores e os respetivos veículos, a Uber afirma que alguns passageiros violam as regras estabelecidas, com comportamentos inapropriados, como sujar o habitáculo do veículo que os transporta, assediar o condutor, incitar à quebra das leis rodoviárias e chegar atrasado ao ponto de encontro acordado.

A Uber diz que os passageiros não estão imunes à expulsão do serviço, caso as normas de conduta sejam desrespeitadas. A empresa não deixa margem para dúvidas quanto às suas intenções e frisa que vai punir passageiros que sejam rudes, abusivos ou violentos.

Segundo o The Guardian, a Uber não se vai coibir de cortar o acesso ao serviço a quem quebras as regras.

Uma das diretivas que a Uber aponta como essenciais é o respeito pelo espaço dos outros. Isto poderá ser entendido como uma norma que procura prevenir a ocorrência de casos de assédio sexual.

Certamente muitos se lembrarão de que a Uber esteve já várias vezes sob as “luzes da ribalta” pelas piores razões, nomeadamente devido a queixas de passageiros que clamavam terem sido vítimas de violação às mãos dos condutores, que muitas vezes, através de verificação a posteriori, tinham os cadastros criminais pejados de acusações similares.

Além disso, esta explicitação das normas pelas quais se rege a plataforma pretende também combater a discriminação de qualquer tipo e atividades ilegais.

Veja no quadro em baixo as cinco “regras de ouro” que a Uber considera que devem ser seguidas à risca por quem utiliza o serviço.

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