Entre as 12.30 e as 18.30 horas de hoje a Universidade de Aveiro (UA) irá ligar-se ao mundo através de uma videoconferência gigante que envolve a participação de 24 países. A duração da iniciativa é de 24 horas de conexão permanente mas, a transmissão nacional será encerrada ao fim da tarde.



O projecto denomina-se "Breaking Down the Barriers: Global Connections" e tem como objectivo promover a videoconferência como tecnologia e instrumento social. Para isso, estarão ligados países de localizações geográficas distintas, tais como, a Grécia, Tóquio, Japão, Austrália, México, entre muitos outros.



A Universidade de Aveiro será a representante portuguesa e contará com o apoio de vários Multipoint Control Unit (MCU) colocados em Lisboa, Barreiro, Porto Salvo, Évora, Faro e Porto.



A organização do evento em Portugal está a cargo da Fundação para Computação Científica Nacional (FCCN).



Desde 2004 que a Universidade de Aveiro tem nas suas instalações uma estúdio de videoconferência, resultado do protocolo da instituição de ensino com a FCCN, tendo a primeira transmissão, apoiada na tecnologia, sido efectuada em Maio do ano passado.



Este estúdio está equipado tecnicamente com aparelhos capacitados para reuniões de videoconferência, sessões de ensino à distância, produção de conteúdos, entre outras actividades.



A abertura das portas na UA dá-se às 11.30 horas e, para mais informações acerca do evento, os interessados deverão consultar a página oficial da VIII Megaconferência.

Notícias Relacionadas:

2006-10-02 - Universidade de Aveiro desenvolve casaco inteligente