O valor total de todas as bitcoins em circulação atingiu um novo valor recorde. Segundo noticia a Reuters esta quinta-feira, a soma de todas as moedas chega já aos 14 mil milhões de dólares numa altura em que a taxa de conversão se faz num dos valores mais altos dos últimos anos.

Esta semana o preço da bitcoin atingiu os 875 dólares por moeda no mercado europeu do Bitsmap, superando as marcas atingidas desde janeiro de 2014. Paralelamente, este valor representa já mais do dobro do preço com que a bitcoin iniciou o ano (435 dólares).

De acordo com alguns especialistas na matéria, a valorização da criptomoeda está a sustentar-se na desmonetização da economia indiana e na queda do yuan. Em 2016 a moeda chinesa caiu cerca de 7% enquanto as transações de bitcoin aumentaram substancialmente no país, conseguindo manter o volume até este mês de dezembro.

Como nota a agência britânica, a Bitcoin é uma moeda que tem base na internet e pode ser utilizada para transferir dinheiro entre várias partes do globo sem a necessidade de o declarar a uma autoridade central ou assumir uma identidade. Na China, estas características podem tornar-se aliciantes para circundar os frequentes controlos de capital.

Apesar da valorização, o preço da moeda ainda está longe dos valores atingidos em 2013 quando uma bitcoin chegou a custar 1.163 dólares no mercado europeu.

A quantia total em circulação continua a aumentar dada a introdução de cada vez mais moedas no sistema. De acordo com os últimos registos, o ritmo de registo de novas moedas está em 12,5 novas moedas a cada 10 minutos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.