O site de comércio electrónico Mercado Livre chegou há um ano a Portugal. Doze meses depois o grupo faz o balanço e divulga que gere actualmente 60 mil visitas mensais à versão local da plataforma, sendo que cada utilizador passa em média cinco minutos no site que permite comprar e vender produtos, a partir dos classificados publicados ou consultados online.



Entre as áreas que geram maior volume de transacções estão actualmente os telemóveis e telefones, na liderança; roupas, relógios e óculos; informática; electrónica, som e imagem, surgem nas posições seguintes. O top 5 dos produtos mais transaccionados fecha com câmaras digitais e fotos.



Com uma forte posição na América Latina, o Mercado Livre está hoje em 13 países e soma 52,9 milhões de utilizadores, número que inclui Portugal, o primeiro (e ainda o único) país fora do continente americano onde o grupo investiu.



Em 2010 a plataforma acolheu globalmente a negociação de 39,2 milhões de produtos e registou um volume de transacções de 2,4 mil milhões de dólares, para lucros na ordem dos 56 milhões de dólares.



Dados da consultora Nielsen, divulgados pela empresa indicam que o Mercado Livre é hoje uma fonte de receita total ou parcial para 52 mil pessoas na América Latina.