A Viacom está a processar a Google e o seu serviço de vídeos YouTube. A acusação suporta-se na alegada violação massiva de direitos de copyright e é complementada com um pedido de indemnização de mil milhões de dólares por danos sofridos.



Numa declaração em que explica as suas motivações, a Viacom esclarece que avança com o processo judicial depois de várias tentativas mal sucedidas para chegar a acordo com a empresa.



De acordo com a empresa de media, o serviço de partilha de vídeos disponibiliza cerca de 160 mil clips seus de forma não autorizada, que já terão sido vistos por mais de 1,5 mil milhões de utilizadores.



"A estratégia do YouTube tem sido evitar a tomada proactiva de medidas para acautelar as infracções no seu site". "O modelo de negócio da empresa, que se baseia em gerar tráfego e vender anúncios fazendo uso de conteúdos não licenciados é claramente ilegal e está obviamente em conflito com as leis de propriedade intelectual", diz a declaração citada pela imprensa internacional.



A Viacom é detentora de marcas como a MTV, VH1, Paramount Pictures, Comedy Central, Nickelodeon, entre outras. Para a Google, que adquiriu o YouTube no ano passado e que por agora não comenta o processo, o site é um canal de venda de publicidade de elevado potencial.



Notícias Relacionadas:

2007-03-12 - Publicidade na Internet gera 16,8 mil milhões de dólares em 2006

2007-01-05 - Tribunal renova decisão de obrigar YouTube a apagar vídeo de Daniela Cicarelli