Mainroad, Roff e Knewon foram as empresas que este ano protagonizaram algumas das sessões alinhadas na agenda de eventos para parceiros e clientes do CA World, no leque de 12 companhias e de uma comitiva de mais de duas dezenas de pessoas. As empresas foram partilhar experiências relativamente à utilização das tecnologias da fabricante norte-americana, mas também tiveram oportunidade de dar a conhecer as suas próprias soluções ou serviços.



É o caso da Mainroad. Um dos principais parceiros da CA para a área de Service Management na Europa, a empresa do grupo Sonaecom desenvolveu uma metodologia própria para trabalhar as soluções da fabricante, que foi mostrar a Las Vegas.



Mostrar às empresas que cuidadas devem ter na migração para a cloud; ou como endereçar o ciclo de vida dos Asset Management na organização foram temas explorados nas três sessão que ficaram a cargo da empresa portuguesa, explicou ao TeK João Fazendeiro, senior manager da empresa.



A Knewon do grupo Oni e a Roff asseguraram outra das mais de 500 sessões do evento, por onde passaram 614 oradores, entre domingo e a passada quarta-feira, dia 24. As duas empresas foram mostrar o resultado de uma parceria entre infraestrutura TI e serviços, nesta caso entre a plataforma cloud da Knewon e os serviços SAP implementados pela Roff.



A Knewon está a potenciar a plataforma cloud lançada no ano passado - baseada na tecnologia AppLogic da CA - através de parcerias com empresas que pretendam disponibilizar o seu software via cloud. A Roff é uma das empresas parceiras. Essa ligação já facilitou a entrada das duas empresas em novos mercados, como a Costa do Marfim, onde avança uma implementação SAP sobre a qual foram falar a Las Vegas.



As restantes empresas portuguesas que aceitaram o convite da tecnológica para participar no evento são clientes de diversas áreas, com destaque para setores como a banca, indústria ou as telecomunicações, como a Portugal Telecom. Como explicou ao João Fazendeiro, da Mainroad "é um local interessante para ver tendências", uma opinião também partilhada por Abel Aguiar, diretor de serviços para a área de consultoria empresarial e outsourcing.




"Para a PT estar presente nestes eventos é uma forma de acompanhar as novidades e o roadmap dos fabricantes", diz o responsável. "Permite-nos perceber como é que as tendências impactam as ofertas que estão no mercado", tendências nas quais se destaca a necessidade de "fazer mais rápido e com menos custos", sublinha Abel Aguiar. A Portugal Telecom é também utilizadora de várias tecnologias da CA na oferta de outsorcing e serviços relacionados com Managed Services e Service Desk.



Por o CA World passaram ainda apresentações dos principais lideres da empresa anfitriã, onde não podia deixar de caber uma apresentação com uns Google Glass, que começaram há dias a chegar às primeiras encomendas. Também houve espaço para uma keynote inspiracional que ficou a cargo de Richard Branson.



O dono do império Virgin contou que aos 15 anos trocou a escola pelo primeiro projeto empresarial próprio e garantiu que, muitos milhões depois, continua a conseguir equilibrar o volume de memórias com a quantidade de desejos que ainda tem por realizar. Nesta intervenção o empreendedor frisou o papel da inovação e da capacidade para fazer melhor, como elementos críticos para o seu sucesso empresarial.



Nesta edição 2013 a CA voltou a frisar a sua aposta na cloud com o lançamento de vários produtos que criam uma alternativa SaaS aos modelos tradicionais disponibilizados pela empresa, ou traduzem mesmo novas ofertas. A empresa disponibilizou ainda uma app (Clarity Playbook) que estende a suas soluções de gestão ao telemóvel ou ao tablet e novos produtos para ajudar a diminuir o gap entre quem desenvolve aplicações e quem gere as operações TI (DevOps).



A área da mobilidade foi outro tópico em destaque no evento, com a CA assumiu claramente a intenção de marcar uma posição neste mercado. Vai fazê-lo por via de uma parceria com a SAP, que resulta em novos produtos disponíveis a partir do verão.




Na região ibérica a CA conta com 200 pessoas que se distribuem pelos escritórios de Madrid, Barcelona e Lisboa. Neste grupo 80 estão focados no negócio ibérico, os restantes desenvolvem projetos também para outros países da EMEA.




Nota de redação: A notícia foi corrigida no número de empresas portuguesas participantes.

Cristina A. Ferreira

Escrito ao abrigo do novo Acordo
Ortográfico