Há cada vez mais sistemas de pagamento automático nas caixas de supermercados, os chamados Self-Checkout, em que os próprios clientes passam as compras na máquina e pagam sem a intervenção de funcionários dos estabelecimentos. A Fujitsu é líder no fornecimento desses sistemas, referindo deter 70% de quota do mercado em soluções de Self-Checkout na área alimentar.

A informação é divulgada no âmbito da colocação da unidade Nº 1.000 de um sistema Fujitsu no supermercado Continente Modelo de Peniche. “Este histórico de sucesso demonstra a liderança tecnológica da Fujitsu, que compreende o ambiente de retalho e a necessidade que os seus clientes têm de fiabilidade, agilidade e flexibilidade”, destaca no comunicado.

tek fujitsu self-checkout

A fabricante salienta a necessidade de criar soluções para reduzir filas, apresentar ofertas direcionadas, capacitar os seus colaboradores e agilizar pagamentos com o máximo de redução de fraude. “A instalação da 1000ª unidade de Self-Checkout em Portugal demonstra o potencial que a tecnologia Fujitsu traz para criar uma melhor relação com os clientes nas superfícies comerciais, assegurando ao mesmo tempo uma melhoria na experiência global de compra por parte dos consumidores", refere Carlos Barros, diretor geral da Fujitsu Portugal.

De recordar que as primeiras máquinas de Self-Checkout instaladas nos supermercados Continente foi em 2005 em Gaia e Antas. Na altura, Paulo Magalhães, administrador da Sonae, referia que "na sequência desta experiência e após alguns critérios a analisar por parte da empresa, a proposta vai-se estender a outros espaços da cadeia alimentar". E 15 anos depois comemora o seu milésimo sistema. Na altura, a empresa estimava recuperar o investimento da tecnologia entre 9 a 12 meses, através da redução das filas de espera, a poupança de espaço e a melhoria do serviço ao consumidor.

Este mês estamos a celebrar os 20 anos do SAPO TeK. Saiba mais em https://tek.sapo.pt/tag/SAPOTEK20anos

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.