O estudo Tech Trends 2022 da Deloitte salienta as tendências do futuro empresarial e a forma como a automação vai revolucionar os processos das organizações. Considerando os esforços que as empresas têm feito nos últimos dois anos devido à pandemia para criar um novo “normal”, a tecnologia tem vindo a ser determinante nesta fase. E como tal, representa igualmente uma oportunidade para criar um futuro com base na inovação.

A automação é destacada como chave emergente para sustentar e aprimorar as operações das empresas, libertando os profissionais para se dedicarem a tarefas mais especializadas. Nas palavras de Rui Vaz, partner da Deloitte, esta tendência funcionou como um “salto no tempo”, porque seria normal que no futuro, com ou sem pandemia, se assistisse a este salto de tendências.

Deloitte automatização
Créditos: Deloitte

Na sua análise, eram apontados cenários pessimistas que previam a substituição da mão-de-obra humana por sistemas de inteligência artificial, mas a analista diz que a automação tem permitido às empresas dotar “superpoderes” aos seus colaboradores para enfrentar novos projetos inovadores, com vantagem competitiva no mercado através da diferenciação.

O Blockchain é outra tecnologia referida como utilizada pelas organizações para automatizarem os processos que ocorrem entre múltiplas entidades, eliminando a necessidade de trocas manuais de dados. A tecnologia facilita a gestão descentralizada e segura dos processos de negócio entre várias organizações. Segundo o estudo, nos próximos 18 a 24 meses, as áreas e departamentos de TI vão automatizar grandes componentes da sua infraestrutura, para que os engenheiros se foquem em componentes com valor acrescentado.

A Deloitte afirma que a automatização vai permitir ganhos de eficiência, assim como tirar partido das capacidades profissionais dos colaboradores. Mas a IA é indicada como outra tendência que está a ser utilizada como uma primeira linha de segurança cibernética, permitindo responder automaticamente a ameaças que detete. As equipas passam a responder com maior rapidez a potenciais ciberataques, mas também, antecipar esses movimentos para agir com antecedência.

Outra tendência apontada no estudo refere-se à “explosão” dos equipamentos inteligentes que vão mito além dos computadores ou smartphones. As empresas devem considerar os equipamentos inteligentes adaptados à Indústria 4.0, tais como robôs industriais, drones ou sistemas de monitorização de saúde. A facilidade na partilha de dados entre as organizações marca outra tendência, sem que a sua privacidade seja colocada em causa.

Também a cloud é apontada como uma tendência, sobretudo as soluções verticais específicas, capazes de modernizar processos e impulsionar a inovação.

Por fim, projetando uma tendência mais a médio-longo prazo, destaca a computação quântica, inteligência exponencial e experiência ambiental, que têm atraído a atenção da comunidade científica.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.