O novo relatório da Salesforce, State of IT Report, foca-se nas principais tendências que são esperadas pelos líderes de Tecnologia de Informação (TI). O estudo baseia-se num questionário realizado a mais de 4.300 profissionais do sector, espalhados por 28 países, incluindo Portugal. E sobre as mudanças no mundo empresarial, 84% dos inqueridos portugueses considera que a IA generativa vai ocupar um local central nas empresas.

A forma como os sistemas semelhantes ao ChatGPT vai revolucionar o sector das TI, com 72% dos profissionais a afirmar que o papel da IA está bem definido, mas esse valor deverá aumentar. No entanto, consideram que é necessária cautela, sendo que 56% ainda equacionam as questões de ética em torno da tecnologia.

Veja na galeria mais dados do estudo:

Por outro lado, há receios de que a constante transformação digital esteja a consumir a capacidade técnicas. E nesse sentido, em Portugal, 55% dos inqueridos considera que as empresas de TI sentem dificuldades em acompanhar a procura e os pedidos. E prevê-se que vá piorar nos próximos 18 meses, com 68% dos projetos a aumentarem a exigência.

Para enfrentar essas dificuldades, 85% dos profissionais de TI em Portugal dizem estar cada vez mais focados na melhoria da eficiência operacional. De salientar que outro estudo da Accenture demonstra que na União Europeia e sobretudo em Portugal, existe uma grande falta de conhecimento tecnológico nos cargos de administração. Apenas 5% dos membros dos conselhos de administração das empresas no país têm conhecimentos tecnológicos. As organizações europeias estão a perder faturação na ordem dos 3 mil milhões de euros.

Falta de conhecimento tecnológico em cargos de administração prejudica empresas europeias em 3 mil milhões de euros
Falta de conhecimento tecnológico em cargos de administração prejudica empresas europeias em 3 mil milhões de euros
Ver artigo

No estudo da Salesforce, apenas 19% dos profissionais de TI em Portugal conseguem responder a todos os pedidos para o desenvolvimento de aplicações. E para aumentar a sua capacidade, 80% adotaram ferramentas low-code ou no-code. Já 39% utilizam formatos de programação por composição.

Por fim, outra conclusão do estudo é que embora a segurança esteja no topo das prioridades, 66% dos profissionais de TI têm dificuldade em equilibrar os objetivos de negócio com as necessidades de segurança. Os sistemas mais escolhidos são a encriptação de dados para 53% dos inqueridos e autenticação multifator para 58%.

O Country Manager da Salesforce Portugal, Fernando Braz, salienta que os últimos anos têm sido desafiantes para as empresas, em qualquer sector, devido à pandemia e o declínio das condições económicas. Mas que pouco mudou nos pedidos feitos aos departamentos de TI para fazerem mais com menos, para poupar nos custos, criar e desenvolver mais rapidamente, com o objetivo de oferecer melhores experiências aos clientes. “É por isso que nunca foi um momento tão difícil, mas paradoxalmente tão gratificante para ser um líder de TI”.