O novo relatório da Salesforce, State of IT Report, foca-se nas principais tendências que são esperadas pelos líderes de Tecnologia de Informação (TI). O estudo baseia-se num questionário realizado a mais de 4.300 profissionais do sector, espalhados por 28 países, incluindo Portugal. E sobre as mudanças no mundo empresarial, 84% dos inqueridos portugueses considera que a IA generativa vai ocupar um local central nas empresas.
A forma como os sistemas semelhantes ao ChatGPT vai revolucionar o sector das TI, com 72% dos profissionais a afirmar que o papel da IA está bem definido, mas esse valor deverá aumentar. No entanto, consideram que é necessária cautela, sendo que 56% ainda equacionam as questões de ética em torno da tecnologia.
Veja na galeria mais dados do estudo:
Por outro lado, há receios de que a constante transformação digital esteja a consumir a capacidade técnicas. E nesse sentido, em Portugal, 55% dos inqueridos considera que as empresas de TI sentem dificuldades em acompanhar a procura e os pedidos. E prevê-se que vá piorar nos próximos 18 meses, com 68% dos projetos a aumentarem a exigência.
Para enfrentar essas dificuldades, 85% dos profissionais de TI em Portugal dizem estar cada vez mais focados na melhoria da eficiência operacional. De salientar que outro estudo da Accenture demonstra que na União Europeia e sobretudo em Portugal, existe uma grande falta de conhecimento tecnológico nos cargos de administração. Apenas 5% dos membros dos conselhos de administração das empresas no país têm conhecimentos tecnológicos. As organizações europeias estão a perder faturação na ordem dos 3 mil milhões de euros.
No estudo da Salesforce, apenas 19% dos profissionais de TI em Portugal conseguem responder a todos os pedidos para o desenvolvimento de aplicações. E para aumentar a sua capacidade, 80% adotaram ferramentas low-code ou no-code. Já 39% utilizam formatos de programação por composição.
Por fim, outra conclusão do estudo é que embora a segurança esteja no topo das prioridades, 66% dos profissionais de TI têm dificuldade em equilibrar os objetivos de negócio com as necessidades de segurança. Os sistemas mais escolhidos são a encriptação de dados para 53% dos inqueridos e autenticação multifator para 58%.
O Country Manager da Salesforce Portugal, Fernando Braz, salienta que os últimos anos têm sido desafiantes para as empresas, em qualquer sector, devido à pandemia e o declínio das condições económicas. Mas que pouco mudou nos pedidos feitos aos departamentos de TI para fazerem mais com menos, para poupar nos custos, criar e desenvolver mais rapidamente, com o objetivo de oferecer melhores experiências aos clientes. “É por isso que nunca foi um momento tão difícil, mas paradoxalmente tão gratificante para ser um líder de TI”.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários