O investimento da Administração Pública portuguesa em Tecnologias de Informação deverá crescer perto de 6,4 por cento ao ano até 2011, altura em que o valor canalizado para esta área chegará perto dos 600 milhões de euros, informa a IDC com base no estudo "Administração Pública Central e Local, Saúde e Educação: Sondagem e Previsões, 2006-2011".



O avanço do investimento tem sido notório nos últimos dois anos, com o orçamento da AP destinado às TI a passar dos 460 milhões de euros em 2006 para os mais de 490 milhões de euros previstos para este ano.



De acordo com a consultora, a tendência dos últimos anos será mantida e o crescimento acumulado até 2011 será de 36,4 por cento. A novidade será o facto de, no período em análise, os investimentos em software passarem a ser superiores aos canalizados para o hardware, com uma taxa crescimento média anual de 7,4 e 7,2 por cento, respectivamente. Já a área de serviços verá os investimentos subirem 5,2 por cento por ano.



No que se refere à análise por segmento, actualmente, a maioria do investimento da AP continua a ser canalizado para a Administração Central. O volume investido representa pouco mais de 50 por cento do total do investimento em TI do sector público, o que se deverá manter até 2011.



Nesta área, os segmentos relacionados com a "Administração do Estado deverão representar quase 40 por cento do investimento total em TI, a área da Segurança Social cerca de 28 por cento, seguida pela Defesa com quase 14 por cento em 2008", frisa a IDC.



Contudo, são a Administração Local e a Saúde que apresentam maior índice de crescimento. A área da saúde deverá ver o investimento médio anual crescer 7,5 por cento por ano durante o período em análise, o que colocará o valor investido em TI acima dos 45 milhões de euros em 2008 e quase 60 milhões de euros em 2011.



Já a Administração Local que investiu pouco menos de 100 milhões de euros TI durante 2007 deverá registar um crescimento médio anual médio de 7 por cento.



Notícias Relacionadas:

2008-05-05 - Investimento em TI com crescimento anual de 5,8% até 2011

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.