As Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vão criar um valor quase três vezes superior ao investimento realizado.

Os produtos e serviços inovadores desenvolvidos a partir da medida serão capazes de gerar 8,7 mil milhões de euros de riqueza, quando o investimento envolvido ronda os 2,9 mil milhões de euros, segundo o afirmado pelo primeiro-ministro, António Costa, numa visita recente à fábrica de componentes para produção de hidrogénio verde da Fusion-Fuel Portugal, em Benavente, no âmbito da iniciativa PRR em movimento.

As 51 agendas mobilizadoras para a inovação empresarial já aprovadas envolvem 1.228 entidades, 900 das quais empresas, 114 entidades do sistema científico e tecnológico, e entidades da Administração Pública ou outras. No seu conjunto, as agendas mobilizadoras também vão contribuir, igualmente, para a criação de 18 mil empregos.

Ministro da Economia pede mais investimento em inovação e desenvolvimento tecnológico
Ministro da Economia pede mais investimento em inovação e desenvolvimento tecnológico
Ver artigo

O programa das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial, que incluem as chamadas Agendas Verdes, foi criado com o objetivo de consolidar e expandir sinergias entre o tecido empresarial e o sistema científico e tecnológico em Portugal, contribuindo para o incremento da competitividade e resiliência da economia portuguesa, com base em I&D, na inovação e na diversificação e especialização da estrutura produtiva.

As propostas apresentadas foram desenvolvidas por consórcios, que podiam incluir empresas, associações empresariais, entidades dos sistemas de investigação e inovação, entidades da esfera municipal, instituições académicas, entre outras.

O concurso teve uma dotação de 930 milhões de euros, dos quais 558 milhões de euros para as Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial e 372 milhões de euros para as Agendas Verdes.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.