Os rumores e as informações não confirmadas continuam a surgir em grande número e parece cada vez mais certo que o futuro da Portugal Telecom pode passar pelas mãos dos franceses da Altice. De acordo com uma fonte anónima, mas próxima ao processo de negociação, há vontade e dinheiro para entrar na PT a qualquer momento, se houver intenção de venda.



Quem revela a informação é o jornal Público, a quem a fonte adiantou mais algumas informações. Por exemplo, além do encontro com vice-primeiro ministro, Paulo Portas, a quem terão apresentado um plano de empregabilidade, sobretudo na área dos call centers, os responsáveis da Altice já estarão também a falar com os principais acionistas da Oi/PT.



O grupo francês de telecomunicações está no entanto a ter alegadas dificuldades em saber com quem se deve sentar para debater o assunto, já que a saída de Zeinal Bava e a estrutura acionista complexa da Oi estão a dificultar o processo.



A mesma fonte disse ainda que os acionistas portugueses com quem a Altice já falou “são razoáveis e têm consciência que não controlam a PT, nem vão controlar, por isso, se for bom para os negócios, vão concordar e vender”, revela o Público.



No entanto o possível valor do negócio continua a ser um tema que tem tido pouca “luz”.



É ainda dito que a Altice está disposta a aguardar que a situação na Oi acalme antes de chegar a um acordo em definitivo relativamente aos ativos da PT Portugal, algo que poderá acontecer até ao final do ano.



Recorda-se que a Altice já detém em Portugal a Cabovisão e a ONI. Apesar da posição da empresa no mercado português, uma possível aquisição da PT não levantaria à partida problemas a nível concorrencial, visto que o mercado de telecomunicações continuaria a ser discutido essencialmente pelos três grandes operadores atuais e que incluem a NOS e a Vodafone.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico