Angela Merkel vai estar acompanhada do Primeiro-ministro, António Costa, no périplo que fará pelo norte de Portugal, esta quarta-feira. Com um programa centrado na tecnologia e investigação, os dois chefes de Governo vão visitar primeiro a multinacional alemã Bosch, instalada em Braga há 20 anos, para a inauguração de um novo centro de desenvolvimento da empresa.

De acordo com o programa oficial, a chegada à nova unidade é apontada para as 15h45 horas, estando prevista uma "visita ao laboratório de desenvolvimento tecnologia Lidar" e intervenções de António Costa, Angela Merkel e Dirk Hoheisel, administrador da empresa alemã, no auditório da Bosch.

A comitiva é depois esperada, mais ao final do dia, nas instalações do I3S, onde irá visitar três laboratórios: o Bioengineered 3D Microenvironments, que trabalha na interface entre a bioengenharia e a biomedicina; o Nanomedicines & Translational Drug Delivery, centrado no desenvolvimento de sistemas de entrega de fármacos recorrendo em particular à nanotecnologia; e o Bioimaging, com foco nas áreas de biomateriais, nano-medicina e medicina regenerativa. Ainda haverá tempo para um encontro com os estudantes de doutoramento da Universidade do Porto", no Auditório Mariano Gago.

Depois de passar o primeiro dia de visita a Portugal no norte, a chanceler alemã segue para Lisboa, onde será recebida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém.