A empresa em questão é a BookLamp e a sua tecnologia permite analisar o conteúdo de livros digitais e com base nessa informação recomendar novos livros, um pouco ao estilo do que faz na música o serviço Pandora.



A compra da empresa permitirá à Apple introduzir a tecnologia no seu sistema de recomendação de livros e melhorar esta funcionalidade, tendo em conta as preferências e compras prévias dos clientes enquanto navegam na iBookstore.



o projeto de referência da BookLamp é o Book Genoma, que permitiu indexar entre 40 mil e 100 mil livros por semana desde que surgiu em 2011. Estes conteúdos são analisados e comparados entre si para dar referências precisas aos utilizadores.

O valor do negócio não foi revelado mas estima-se que possa variar entre os 10 e os 15 milhões de dólares, de acordo com os números avançados pela imprensa internacional.



A BookLamp, que no site tem uma mensagem de agradecimento a todos os que se cruzaram com o projeto nos últimos anos, integra 10 colaboradores, que deverão passar a fazer parte da equipa da Apple.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico