Depois de ter entrado brevemente para o “3 trillion dollar club” no início do ano passado, a Apple volta a repetir a proeza. Ainda a 30 de junho, a gigante de Cupertino tornou-se na primeira empresa cotada em bolsa a ultrapassar a marca dos três biliões de dólares em valor de mercado, mantendo-o até ao final da sessão em Wall Street.

Como avança a Reuters, citando dados da Refinitiv, na última sexta-feira, as ações da Apple registaram uma subida de 2,3% para 193,97 dólares cada uma, com a capitalização bolsista da empresa a chegar a 3.05 biliões de dólares.

Em janeiro de 2022, durante a primeira sessão do ano em Wall Street, a Apple tinha atingido os três biliões de dólares em capitalização, ultrapassando os 182,86 dólares por ação. No entanto, no fecho da sessão, o valor das ações acabou por descer, ficando-se pelos 182,01 dólares.

Apple abre a porta para o “3 trillion dollar club”: Como é que empresa da maçã se tornou numa gigante?
Apple abre a porta para o “3 trillion dollar club”: Como é que empresa da maçã se tornou numa gigante?
Ver artigo

De acordo com especialistas, só neste ano, as ações da empresa da maçã valorizaram 49%. Apesar de as receitas e lucros terem caído no último trimestre, os resultados financeiros da tecnológica liderada por Tim Cook acabaram por superar as expectativas dos analistas.

O mais recente marco alcançado pela empresa, considerada como a mais valiosa do mundo, surge depois da revelação do Apple Vision Pro, o seu primeiro headset de realidade aumentada, que promete agitar as águas neste mercado.

Veja a infografia preparada pela Statista

Apple 3 trillion dollar
créditos: Statista

Recorde-se que em agosto de 2018 a Apple entrou no clube restrito dos "trillion-dollar", tornando-se na primeira empresa norte-americana a ultrapassar um bilião de dólares em valor de mercado. Já em agosto de 2020, e apesar das dificuldades causadas pela pandemia de COVID-19, a empresa atingiu os 2 biliões de dólares em capitalização bolsista.

Para lá da Apple, existem quatro outras empresas norte-americanas com valores de mercado superiores a um bilião de dólares, incluindo a Alphabet, a Amazon, a Microsoft e, mais recentemente, a Nvidia.

Nota da Redação: Foi adicionada a infografia. Última atualização 16h18