Segundo o comunicado enviado à imprensa, o investimento de 8,5 milhões de euros tem dois objetivos: apoia a visão da Aptoide de continuar a desenvolver e promover o GamesHub e a Catappult, permitindo ainda à Aptoide readquirir ações da empresa aos atuais acionistas. 

A  Digital Turbine já tinha investido na Aptoide 2022, liderando uma ronda de financiamento Série-B no valor de 12 milhões de dólares. Na altura esta incluiu investimentos da Faurecia, Portugal Ventures e do Fundo 200M, uma empresa portuguesa de coinvestimento.

"Este investimento sublinha o incrível crescimento e potencial da Aptoide, demonstrando o enorme potencial desta parceria para transformar o panorama da distribuição de aplicações móveis", afirma aulo Trezentos, CEO da Aptoide. 

O GamesHub e a Catappult são duas plataformas no ecossistema das aplicações móveis, sendo que a primeira é um projeto conjunto entre a Digital Turbine e da Aptoide. Posicionando-se como uma loja de aplicações de jogos, o GamesHub conta com a parceria de operadoras norte americanas como a ATT, Verizon, USCellular, Tracfone, Cricket e
BLU US.

A Aptoide indica que o objetivo é expandir a sua presença no mercado norte-americano e visa a disponibilidade em 80 a 100 milhões de dispositivos até ao final de 2023 mas através das parcerias já realizadas existe a possibilidade de um crescimento e sucesso significativos em 2024.

Também a plataforma Catappult pode beneficiar da nova ronda de investimento. Esta é uma plataforma alternativa de distribuição e monetização de jogos móveis da que foi criada pela Aptoide e conta com centenas de milhões de utilizadores, ligando os programadores a mais de 20 lojas de aplicações alternativas em todo o mundo, o que simplifica a distribuição, promoção e monetização das apps.

A Aptoide foi criada em 2011 por Paulo Trezentos e Álvaro Pinto e desde o início promoveu a criação de uma loja alternativa de distribuição de aplicações Android, tendo avançado em 2014 com uma queixa na Comissão europeia contra a Google por violação das regras de concorrência.