A Comissão Europeia anunciou a abertura de uma investigação ao projecto de compra da TeleAtlas por parte da TomTom por acreditar que o negócio poderá ser prejudicial à concorrência no mercado europeu.



Neste sentido, Bruxelas tem até ao dia 17 de Abril de 2008 para decidir se autoriza a fusão ou se veta o negócio pelos riscos que este acarreta, indica a CE em comunicado.



No mesmo texto, o executivo comunitário recorda que a TomTom é o líder europeu de sistemas de navegação para veículos enquanto que a TeleAtlas é um dos únicos fabricantes de mapas digitais que oferece uma cobertura completa da Europa e América do Norte - assim como a Navteq.



Dado o duopólio existente no mercado dos mapas digitais e a forte posição da TomTom no segmento de sistemas de navegação, a Comissão teme que o negócio venha a criar uma empresa dominante que limite a concorrência saudável no mercado em questão.



Dada a situação, a investigação irá centrar-se na avaliação aos efeitos operacionais que a fusão trará, ou seja, se os custos dos mapas aumentarão para outros produtores de sistemas de navegação ou se o seu acesso passará a ser limitado, prejudicando os consimidores.



Notícias Relacionadas:

2007-07-23 - TomTom oferece 2 mil milhões de euros pela Tele Atlas