http://imgs.sapo.pt/gfx/100786.gif

O crescimento do mercado mundial de telemóveis vai abrandar a partir de 2003, de acordo com as previsões recentes do Nikkei Market Access, um serviço japonês de pesquisa para a área das tecnologias da informação, divulgadas pelo portal AsiaBizTech, que indicam ainda que nos próximos anos, e até 2012 - período limite observado pelo estudo -, a procura mundial de novos telemóveis terá o seu o ponto máximo em 2008, altura em que serão adquiridos mais de 540 milhões de telefones móveis.



A análise do Nikkei Market Access divide a procura por este género de dispositivos entre "primeiros telemóveis", ou seja telemóveis adquiridos por individuos que não possuiam qualquer equipamento do género até à data, e "telemóveis de substituição", destinados, tal como o nome indica, a substituir modelos adquiridos anteriormente.



Deste modo, o Nikkei Market Access afirma que em 2001 a procura global pelos dois tipos de telefones móveis esteve equilibrada, ou seja, enquanto os first users deverão ter adquirido 182,5 milhões de unidades, os utilizadores existentes necessitaram de 184,74 milhões de unidades para substituir modelos antigos.



Segundo as previsões daquele serviço japonês, do ano 2002 em diante, o fenómeno da substituição deverá aumentar, enquanto a procura por "primeiros telemóveis" continuará a baixar de ano para ano. Em 2005, a procura por modelos de substituição alcançará os 371,82 milhões de unidades, enquanto menos de metade daquele número - 153,87 milhões de unidades - serão destinadas aos first users.



A Nikkei Market Access defende ainda que procura mundial de telemóveis irá atingir o seu ponto máximo nas cerca de 546,51 milhões de unidades, em 2008, altura a partir da qual o mercado já não deverá assistir a um crescimento significante.



Embora em 2002 o mercado deva experimentar um crescimento anual de 23 por cento, do ano seguinte em diante a taxa de crescimento irá começar a decair. A razão para em 2002 se verificar um crescimento elevado deve-se principalmente ao facto de em 2001 o mercado ter estacionado.



Aqueles que no ano de 1999 e 2000 na Europa Ocidental adquiriram os seus primeiros modelos de telemóveis, deverão iniciar o processo de substituição dos mesmos durante 2003, segundo cálculos do Nikkei Market Access. O tempo médio de duração que um utilizador dá ao seu telemóvel antes de decidir substitui-lo por um novo modelo foi calculado para cada uma das regiões geográficas observadas (10), tendo a Nikkei Market Access assumido que este período de tempo não deverá mudar no futuro.



Até 2000, a procura por "primeiros telemóveis" por parte dos utilizadores aconteceu maioritariamente na Europa Ocidental e no ano seguinte, o papel coube à China. A procura por "primeiros telemóveis" deverá a partir de agora acontecer no resto da região da Ásia (excluindo China, Japao e Coreia), que deverá chegar aos valores observados na China em 2004 ou 2005.



A Europa Ocidental estará encarregue de liderar o fenómeno de susbtituição até 2008, altura em que será igualada na mesma acção pelos utilizadores chineses.



De salientar que as estimativas da Nikkei Market Access não têm em consideração o facto de a introdução de novas tecnologias e serviços, como por exemplo os telemóveis de terceira geraçao, poderem vir a alterar as condicionantes da procura e por sua vez modificarem as taxas de crescimento do mercado. Da mesma forma, foram igualmente ignoradas possíveis alterações à população de cada uma das regiões observadas, que se assume estática ao nível do ano 2000 para todo o período compreendido pelo estudo. Também foi assumido que a partir do momento em que alguém comece a utilizar um telemóvel permaneça como tal até, neste caso, 2012.




Os dados relativos a anos transactos apresentados no estudo - nomeadamente o número total de utilizadores de telemóveis a nível mundial e as taxas de crescimento do mercado até ao ano 2000 - basearam-se em valores disponibilizadas pela International Telecommunication Union (ITU).



Notícias Relacionadas:

2002-01-03 - Portugal continua acima da média europeia e ultrapassa os 7,6 milhões de clientes nos serviços móveis

2001-11-09 - Utilizadores de serviços móveis de dados crescem 127% ao ano até 2005

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.