A realidade virtual vai chegar aos veículos da Audi. No passado sábado, a fabricante automóvel anunciou que é já a partir do próximo verão que os seus carros terão suporte para tecnologia de entretenimento em viagem, Holoride. Em junho, os modelos A4, A6, A8, Q5 e e-tron GT serão expedidos com a tecnologia necessária incluída. A oferta vai estar disponível nos mercados alemão, britânico e norte-americano, antes de ser alargada a outros territórios.

O Holoride vai servir para providenciar uma experiência baseada naquilo a que a empresa chama "conteúdo elástico". Isto significa que, em viagem, os vídeos e jogos em reprodução adaptam-se aos movimentos do veículo.

Na prática, isto significa que se estiver a jogar um jogo de ficção científica, em que se encontra a navegar o espaço, a sua aeronave será mais veloz à medida que o carro em que viaja, acelera. Este pormenor torna a experiência mais imersiva, mas também contribui para amenizar potenciais enjoos.

A Holoride é uma empresa criada no seio da Audi, que acabou por se tornar independente. Hoje, assume-se "agnóstica de marca", pelo que podemos ver a sua tecnologia implementada em veículos de outras marcas. Note que o software com base no qual foi desenvolvida a sua tecnologia é, em facto, open source, pelo que qualquer empresa pode utilizá-la.