Os números acabam de ser partilhados pela Google e pertencem ao Google Consumer Survey Julho 2020, onde 60% dos inquiridos admitem que tencionam fazer compras durante a Black Friday. Este ano a temporada de compras inicia-se antes e se prolonga até ao final de Dezembro, abrangendo também Dia dos Solteiros, Cyber Monday, Natal e Saldos, e as compras online assumem maior importância dadas as restrições que estão em prática devido à pandemia da COVID-19.

Os consumidores passam mais do seu tempo online e, entrejaneiro a julho deste ano, as pesquisas dos portugueses no motor de pesquisa da Google sobre “compra online” duplicaram em relação ao mesmo período de 2019. A empresa nota também que o consumidor português está mais aberto a experimentar novas lojas ou marcas, sobretudo motivados por razões de preço e conveniência e que por isso é relevante que as marcas comecem a construir o seu posicionamento nas pesquisas cedo.

Black Friday: 36% dos portugueses tencionam fazer compras exclusivamente online
Black Friday: 36% dos portugueses tencionam fazer compras exclusivamente online
Ver artigo

Os dados do inquérito da Google mostram que a Black Friday vai ser aproveitada para fazer compras pessoais, o que é referido por metade dos inquiridos, mas que 30% aproveitam para comprar presentes de Natal. O mesmo estudo revela ainda que 43% dos portugueses admitem esperar por datas como a Black Friday para comprar produtos de que precisam, como smartphones, computadores ou electrodomésticos.

A "sexta feira negra", que se popularizou nos Estados Unidos como o dia dos maiores descontos depois do feriado do Dia de Ação de Graças, tem ganho maior peso nas promoções online e também está a mudar, estendendo-se no tempo e abrangendo mais dias. Em vez de uma Black Friday a Google fala numa Black Season, com as promoções a dilatarem-se no tempo.

As pesquisas e a preparação das compras começam cada vez mais cedo, e a Google afirma que se estendem por todo o mês de novembro, à medida que os consumidores procuram as melhores opções para comprar.

Dia das Compras na Net: a Black Friday à portuguesa tem mais de 320 lojas com promoções
Dia das Compras na Net: a Black Friday à portuguesa tem mais de 320 lojas com promoções
Ver artigo

O Dia dos Solteiros, que  continua é a data de compras tradicional na Ásia, está a ganhar relevância na Europa e também em Portugal. Em 2019, as pesquisas por Dia dos Solteiros cresceram 536%, um número superior ao registado na Alemanha, Itália, Espanha ou Reino Unido e que revela uma maior notoriedade desta data entre os portugueses e as próprias marcas. Recorde-se que este ano se estima que terão sido gastos 74 mil milhões de dólares só neste dia.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.