Os resultados globais da Bosch já foram divulgados no início do ano e hoje a empresa partilhou com os jornalistas os resultados e os projetos em Portugal, mas também as principais apostas para os próximos anos. A neutralidade nas emissões de carbono é uma das ambições a atingir já no próximo ano e para isso a empresa vai investir dois mil milhões de euros, recuperando mil milhões com as poupanças energéticas conseguidas, explicou hoje aos jornalistas Javier González, presidente da Bosch em Portugal e Espanha.

Portugal “não tem dúvidas” de que vai também conseguir cumprir esta meta, como garantiu  Carlos Ribas, administrador da Bosch Portugal. Fazendo um balanço da atividade da empresa, o executivo diz que “os últimos cinco anos têm sido extraordinários”, com um crescimento de 13% no último ano e 1,7 mil milhões de faturação, o que é “um dos maiores, senão o maior” crescimento a nível mundial.

Também no recrutamento a operação portuguesa se distingue no Grupo Bosch. Entre os mais de 7.700 postos de trabalho criados em 2018 Portugal foi responsável por mais de 10%, uma marca notória num país pequeno, como salienta Carlos Ribas. São 850 novos colaboradores para um total de 5.300 que estão fixados em Portugal mas que contam com pessoas de mais de uma dezena de nacionalidades diferentes. O número faz da empresa um dos maiores empregadores em Portugal.

Bosch: fazer em Portugal o que não se faz em mais lado nenhum do mundo
Bosch: fazer em Portugal o que não se faz em mais lado nenhum do mundo
Ver artigo

Mas os próximos anos serão mais moderados, com o abrandamento da economia a nível global que tem impacto no negócio, estimando-se ainda assim um crescimento nos resultados e no número de pessoas. O administrador da Bosch Portugal adiantou aos jornalistas que a empresa vai contratar entre 300 e 350 pessoas este ano e que a maioria será para as áreas de Investigação e Desenvolvimento.

Só em 2018 a Bosch investiu 111 milhões em Portugal, canalizados especialmente para os centros de Investigação e Desenvolvimento (I&D). “Quando cheguei à Bosch fazia-se em Portugal sobretudo manufatura […] o desenvolvimento era pequeno, centrado em Aveiro […] Hoje a área da criação, investigação e desenvolvimento é cada vez mais importante e é aqui que se cria valor”, afirmou o administrador da empresa.

A parceria com as universidades é um dos pilares desta estratégia de inovação e Carlos Ribas salienta que muita dessa inovação está a ser exportada, apontando como exemplo os conceitos de gestão de fábricas que estão a ser exportadas para França e Malásia, e para o qual está a ser criado um grupo de desenvolvimento.

No último ano a expansão da fábrica em Braga, onde foram adicionados 20 mil metros quadrados da área de produção e escritórios, foi o principal investimento, mas há vários projetos de I&D em curso, com parcerias de várias universidades. Este ano a empresa estima ultrapassar os 100 milhões de euros de projetos de inovação, somando dois já assinados para Ovar e Braga e mais dois que estão ainda em processo de negociação.

Emissões zero em 2020

Uma das metas da Bosch a nível global é conseguir a neutralidade energética nas fábricas até 2020. São 400 instalações fabris a nível mundial e Javier González admite que é um objetivo ambicioso, para cumprir em um ano. “Primeiro vamos trabalhar na eficiência energética das fábricas e depois definir que a compra de energia é feita com fontes renováveis “por isso participamos em projetos a nível mundial para contribuir na investigação e desenvolvemos nas nossas instalações voltaicas mais eficientes”.

Esta é uma batalha importante, até porque a mudança climática provoca mudança social e “uma empresa como a nossa tem responsabilidades sociais”, justifica.

Até 2020 a empresa vai investir mais de dois mil milhões de euros nesta área, mas recupera mil milhões na eficiência energética.

Em Portugal já se está a trabalhar para cumprir os objetivos e na fábrica de Braga a Bosch instalou painéis solares para cobrir 40 mil metros quadrados nos telhados que fornecem 26% da energia.

Nota da Redação: a notícia foi atualizada depois da conferência de imprensa.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.