As vendas de carros elétricos continuam a subir e com elas aumenta a necessidade de soluções de carregamento dos veículos. Este é um mercado que atrai cada vez mais grandes investidores, que estão a acelerar o ritmo de crescimento do próprio mercado na Europa, assim como noutras regiões do globo, como os Estados Unidos e a Ásia.

Uma análise da Reuters mostra que desde 2017 foram realizadas 85 aquisições no sector, com um grande número de empresas de carregamentos elétricos a serem absorvidas por companhias de eletricidade como a Shell, Total ou Engie, mas não só.

Como reporta a mesma análise, também empresas de soluções para a indústria, como a ABB ou a Schneider Electric têm protagonizado negócios nesta área. Acontece o mesmo dentro do próprio sector, com várias empresas grandes a comprarem outras mais pequenas nos últimos anos e a reforçarem, ou a componente tecnológica, ou a rede de carregamento disponibilizada. A Blink, a ChargePoint e a Charge Enterprises são os exemplos apontados nesta análise.

Muitas destas empresas, sobretudo as que estão em sectores relacionados com o dos carregamentos elétricos, têm também investido em força em startups. Aqui os exemplos voltam a ser as petrolíferas e as grandes empresas de soluções industriais, como a BP ou a Siemens, mas destaca-se também o interesse de vários fabricantes de automóveis. Investiram já em startups de sistemas de carregamento para veículos elétricos empresas como a Volkswagen, a BMW, a Mercedes-Benz ou a Hyundai, exemplifica a agência. Os fundos privados estão igualmente atentos a estes mercados. BlackRock, Fidelity ou Wellington Management detêm várias participações em empresas do sector.

A Portugal também chegam ecos destas movimentações. Ainda recentemente a espanhola Iberdrola anunciou uma joint-venture com a bp pulse, para a criação de uma rede de carregamento público de alta velocidade. A infraestrutura promete ser a mais extensa da Península Ibérica e vai merecer um investimento conjunto das duas empresas de 1.000 milhões de euros, na criação de 5.000 pontos de carregamento até 2025 e 11.700 até 2030, alimentados por energia 100% renovável.

Os dados mais recentes mostram que em novembro foram matriculados em Portugal 8.843 automóveis ligeiros de passageiros novos elétricos, plug-in e híbridos elétricos, mais 60,2% que no mesmo mês do ano anterior. Os números são da ACAP e permitem também verificar que entre janeiro a novembro deste ano, as matrículas de veículos ligeiros de passageiros deste tipo totalizaram 83.755 unidades, num crescimento de 59,2% face ao mesmo período do ano passado. Nos ligeiros de mercadorias e nos pesados a trajetória do ano também é de forte crescimento.