E é nos EUA que está grande parte das maiores tecnológicas do mundo. Jeff Weiner, diretor executivo da rede social virada para o mercado empresarial, reúne o consenso de todos os funcionários que lidera ou já liderou. Todos consideram que a forma como o CEO está a conduzir a empresa é a mais acertada.

O resultado é divulgado na página online da Glassdoor, uma empresa que promove anualmente uma votação para descobrir o grau de satisfação dos funcionários das grandes empresas relativamente à forma como os líderes conduzem o negócio e a marca.

Na segunda posição deste ranking surge Alan Mulally, CEO da Ford - que foi até apontado como possível sucessor de Steve Ballmer na Microsoft -, com uma taxa de aprovação de 97%, o mesmo valor conseguido por Richard Edelman, CEO da Edelman, uma empresa de recursos humanos.

No top 10 incluem-se outros nomes ligados às novas tecnologias da informação e comunicação, como Paul Jacobs, ex-CEO da Qualcomm (quando o estudo foi realizado era o líder da empresa) na quarta posição, Mark Zuckerberg do Facebook e Larry Page da Google a fecharem, por ordem, os dez primeiros lugares.

O líder do Facebook desceu algumas posições já que na mesma votação realizada em 2013, era o líder tecnológica com melhor taxa de aprovação dos funcionários.

Até ao final da lista existem outros nomes conhecidos: Marc Benioff da Salesforce.com ocupa o 12º lugar, Tim Cook da Apple aparece na 17ª posição, John Donahoe do eBay fica em 19º, Jeff Bezos da Amazon em 32º e Marissa Mayer, CEO da Yahoo!, aparece na 49ª posição.

As taxas de aprovação variam e podem ser consultadas na íntegra na página da Glassdoor. Os leitores podem ainda aceder a alguns comentários tecidos pelos funcionários relativamente aos seus "patrões" e ficar a conhecer um pouco melhor o espírito que se vive entre líderes e seguidores no universo das grandes tecnológicas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico