
Em cooperação com o Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, a PJ realizou ontem a operação policial que resultou "na detenção de uma mulher de 24 anos, por fortes indícios da prática de crimes de burla qualificada, acesso ilegítimo e branqueamento", no tipo de burla conhecida como CEO Fraud.
Segundo o comunicado enviado às redações, a Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e Criminalidade Tecnológica da Polícia Judiciária tinha iniciado a investigação em dezembro de 2024, depois de detetar uma série de operações bancárias suspeitas.
"No decurso da investigação, iniciada em meados de dezembro de 2024, após deteção de uma série de operações bancárias suspeitas, a mulher acabou por ser associada a várias ações de recebimento e dissipação de fundos, ao que tudo indicava, obtidos de forma fraudulenta", indica a mesma fonte.
A mulher agora detida recorria ao esquema de burla conhecido como “CEO Fraud” e "terá conseguido movimentar e obter lucros correspondentes a largas dezenas de milhares de euros".
As campanhas de CEO Fraud, destacam-se pelo envio de emails ou mensagens de texto, sejam SMS ou outros formatos, por um agente malicioso que se faz passar por uma entidade oficial da organização que pretende burlar, como por exemplo um diretor executivo ou fornecedor. Este faz pedidos de natureza financeira a colaboradores dessa mesma organização, levando-os a realizar transferências bancárias para contas associadas ao criminoso.
No ano passado a PJ fez várias operações para identificar e deter este tipo de burlas, desmantelando em novembro um grupo transnacional que se dedicava a estas operações. Em outubro m grupo deteve um grupo de 5 pessoas, com idades entre os 23 e 45 anos.
Foram realizadas buscas domiciliárias, desenvolvidas ainda no âmbito da operação, nas quais a PJ recolheu "relevantes elementos probatórios, nomeadamente documentação diversa e prova digital".
A mulher vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação que forem consideradas adequadas.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Pokémon Legends Z-A chega no final do ano. Mas há mais novidades dos monstrinhos a chegar -
App do dia
Nova app Shar quer “mudar o jogo” do aluguer de artigos em nome do consumo sustentável -
Site do dia
Genaimo transforma texto em animações 3D de forma simples -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários