Enquanto o mundo continua a experienciar a novidade do fenómeno ChatGPT, já se fazem contas ao impacto que os sistemas de inteligência artificial generativa terão nos empregos e na vida das pessoas. Um grupo de investigadores da OpenAI e da Universidade da Pensilvânia conduziram um estudo de como o GPT-4, a mais recente versão do chatbot vai impactar a mão-de-obra nos Estados Unidos.

O objetivo do estudo é perceber quais os empregos que poderão ficar mais expostos às capacidades do modelo de chatbot. A investigação define como “exposto”, o impacto económico sem fazer a distinção entre a melhoria no trabalho ou a deslocação da mão-de-obra. Os investigadores descobriram que cerca de 80% da mão-de-obra dos Estados Unidos poderá ter, pelo menos, 10% das suas tarefas afetadas por sistemas de GPT. E cerca de 19% dos trabalhadores serão afetados em pelo menos 50% do seu trabalho.

GPT-4: Nova geração do modelo de IA é mais inteligente, mas ainda está longe de ser “perfeita”
GPT-4: Nova geração do modelo de IA é mais inteligente, mas ainda está longe de ser “perfeita”
Ver artigo

O estudo indica que a influência do ChatGPT vai afetar todos os níveis de salários, mas os empregos com melhores pagamentos são aqueles que estão sob maior exposição, nomeadamente os que recebem cerca de 80 mil dólares por ano. “Notavelmente, o impacto não está limitado às indústrias com maior crescimento recente de produtividade”, refere o documento, concluindo que os GPTs afetarão todos os sectores económicos, sociais e políticos.

No que diz respeito às indústrias mais expostas, o estudo indica que as que estão mais ligadas ao processamento de informação são as mais afetadas. Por outro lado, as fábricas, agricultura e atividades mineiras, são as menos expostas aos sistemas de ChatGPT.

A Inteligência Artificial pode ajudá-lo a encontrar um novo emprego. É só seguir alguns conselhos
A Inteligência Artificial pode ajudá-lo a encontrar um novo emprego. É só seguir alguns conselhos
Ver artigo

Na tabela de ocupações com maior risco de exposição encontram-se matemáticos, analistas financeiros, escritores e autores, interpretes e tradutores, designers de web e interfaces digitais. “A nossa análise sugere ainda que indivíduos com bacharelatos, mestrados e diplomas profissionais estão mais expostos a GPTs e a software alimentado por GPT, do que aqueles sem credenciais formais de educação”, referem os investigadores no documento. E também aqueles que têm alguma educação escolar, mas sem diplomas, também estão altamente expostos ao GPT.

Do outro lado do espectro, os empregos que apenas requeiram a escolaridade mínima, incluindo barbeiros, eletricistas, assistentes médicos, entre outros empregos com remunerações inferiores, não serão muito afetados pelos sistemas de IA.

Veja na galeria as tabelas com algumas das profissões mais ou menos expostas ao ChatGPT: