As despesas com segurança aplicada às tecnologias de informação deverão este ano crescer 10,2% na Europa, para 47 mil milhões de dólares, mesmo com a “sombra” da inflação e a instabilidade geopolítica a influenciar as estratégias e decisões de empresas e governos.

As contas são da IDC, que já tinha estimado um crescimento anual destes investimentos na região de 9,4% entre 2021 e 2026, para um valor de 66 mil milhões de dólares no final desse período.

No Worldwide Security Spending Guide acrescenta agora que os serviços são a vertente que mais vai crescer em 2022, influenciada pela falta de profissionais especialistas em cibersegurança nas empresas, sendo esta também a área que vai absorver maior volume de despesa. O software e o hardware surgem a seguir.

Por sectores, será a banca a liderar o volume de despesa em segurança este ano, como reconhece a IDC, um dos sectores mais maduros nestes tipo de investimentos, que está agora centrado sobretudo em aumentar a resiliência. Essa preocupação este ano traduzir-se-á em gastos de 6 mil milhões de dólares. Seguem-se a indústria discreta e os serviços profissionais, com uma previsão de gastos, respetivamente, de 5 e 4 mil milhões de dólares.

Na indústria a prioridade vai para a ligação entre sistemas de Tecnologias de Informação e Tecnologias Operacionais (no chão de fábrica). Nos serviços profissionais, onde cabem as consultoras, a cloud e as soluções de segurança para endpoints vão liderar a despesa.

IDC - despesa com segurança Europa Ociidental
créditos: IDC

O sector público lidera o pódio das indústrias onde a despesa em segurança TI mais vai crescer em 2022, mais 11,9% que em 2021, motivado pelas preocupações com a segurança das cargas de trabalho que passam pela cloud, das plataformas de colaboração e dos dados. No mesmo ranking estão os transportes, onde a grande prioridade vai para a segurança da cadeia de abastecimento.

Gastos com tecnologia para impulsionar transformação digital vão ultrapassar 100 mil milhões de dólares
Gastos com tecnologia para impulsionar transformação digital vão ultrapassar 100 mil milhões de dólares
Ver artigo

Por regiões, República Checa e Polónia vão liderar o crescimento da despesa em segurança TI (15%) este ano. Entre 2021 e 2026, os checos devem manter a pole position, mas o segundo lugar do ranking vai para um bloco de países formado pela Bélgica, França, Alemanha e Suíça.

"A evolução do mercado europeu da cibersegurança continua a progredir a grande velocidade. O crescente panorama de ameaças, a mudança para ambientes de trabalho híbridos e uma maior dependência dos serviços de nuvem expandiram a superfície de ataque às organizações, que precisam de proteção e capacidade de monitorização", defende Stefano Perini da IDC European Data & Analytics e responsável pela pesquisa.

"Isto levou as organizações europeias a atualizar a sua infra-estrutura de segurança, especialmente na nuvem, rede, e segurança de dados", acrescenta o responsável.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.